Connect with us

Editorial

Isolamento social e o combate à dengue

Publicado

em

O mundo vive dias conturbados e com realidades novas, nunca vividas antes. Hoje, em virtude da pandemia de Coronavírus, a população vem enfrentando algumas situações que transformaram completamente a rotina da maioria das pessoas, sobretudo em relação ao isolamento social. No entanto, um outro problema vivido em um passado não tão distante em Paranaguá está voltando com força total: a dengue.

A cidade já voltou a se enquadrar em situação de epidemia da doença e, em decorrência disso, está mais do que na hora de cada cidadão realmente exercer a sua cidadania, assumir o seu papel diante de si e da sociedade e arregaçar as mangas em prol de beneficiar a coletividade. Isso implica em se dedicar a eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, tendo como meta o favorecimento e proteção da própria família.

Com o isolamento social, muitas pessoas se encontram afastadas de suas atividades profissionais, ou mesmo atuando em home office, o que pode favorecer para se conseguir separar um tempo útil e indispensável para limpeza e organização de quintais, verificação de possíveis criadouros, evitando acúmulo de lixos e a proliferação do temível e terrível Aedes aegypti.

O Coronavírus mata e é um sério risco às pessoas, mas não se pode descuidar de outros problemas, daí a necessidade de cuidar das residências, ou seja, cada um fazer a sua parte para que a população não padeça de males que podem ser evitados e contornados.

Portanto, parnanguaras, é tempo de demonstrar que verdadeiramente se importam com a saúde como um todo e amam seus familiares e amigos, pois quem ama, cuida e fica sempre atento ao que pode prejudicar qualquer membro da família.

Assim, cada um fazendo sua parte, sem sombras de dúvidas, esses inimigos que nos trazem insegurança e medo podem ser, gradativamente, eliminados. Com atenção, foco e determinação é possível vencer as batalhas que se assomam à porta da sociedade atual.

Força, Paranaguá!!!