O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) completa 92 anos de atividades com o nobre objetivo de preservar muito da história e cultura da cidade, da região do litoral do Paraná e do País. Não é à toa que o local recebe com frequência estudantes, universitários, pesquisadores e turistas de todo o mundo interessados em conhecer mais sobre a região e seus personagens mais marcantes. O espaço onde funciona o IHGP já é, por si só, um lugar que faz parte da rota turística de Paranaguá. Em seu interior, o acervo composto por museu e biblioteca com peças e materiais únicos enriquecem e ajudam a compor o cenário.
O Instituto é fonte de pesquisa e de inspiração para todos que visitam e uma ferramenta importante para que crianças e jovens do município possam ter o sentimento de pertencimento, ter referências sobre o seu local de origem, além de contribuir para a valorização das memórias da cidade.
Esse trabalho de guardar as histórias do litoral é realizado por voluntários desde a fundação do Instituto, pessoas que dedicam seu tempo e conhecimento para divulgar a história, cultura, geografia, folclore e tradição do seu povo. São atores importantes e necessários para que essa história permaneça viva e presente na vida dos paranaenses.
Mais sobre a trajetória do IHGP pode ser vista esta noite por meio de uma breve palestra, apresentação musical e homenagem. Toda a população está convidada a participar da reunião festiva que será realizada nesta terça-feira, 26, no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), às 19h. Tanto os que já conhecem, apoiam e atuam como parceiros do trabalho de preservação, como também os que querem conhecer mais e ajudar a fomentar a iniciativa que é história e faz história no litoral do Paraná há 92 anos.