Neste fim de semana, os paranaenses devotos de Nossa Senhora do Rocio têm uma programação intensa de atividades da festa em louvor a padroeira do Estado. Com o tema “Fazei tudo o que Ele vos disser”, a festividade tem sido um sucesso, com ampla participação dos fiéis nas novenas, assim como a participação das escolas, das empresas e instituições da cidade.
O tradicional novenário, nesta edição, acontece em seis horários diferentes, além da transmissão pelas redes sociais do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Com isso, o público ficou com mais opções para acompanhar e o Santuário tem ficado movimentado várias horas do dia. Este é um dos momentos mais aguardados pelos devotos pela oportunidade que têm de agradecer pelas graças alcançadas e colocar suas preces, pedindo a intercessão da mãe do Rocio.
A festa é considerada um dos maiores eventos religiosos do Brasil e, neste ano, está de volta no seu formato tradicional com procissões, parque de diversão, barracas com a comercialização de diversos produtos e shows regionais. Após dois anos em função da pandemia de Covid-19, a população voltou a vivenciar esse momento de fé e lazer que permanece na lembrança dos moradores, desde os mais antigos até os mais novos.
O auge da festividade acontece nesta terça-feira, dia 15, com a 209.ª Procissão de Nossa Senhora do Rocio, que terá saída do Santuário rumo à Catedral Diocesana, às 16h. O mar de gente, como é conhecido, deve ser novamente presenciado pelos participantes, evento marcado por homenagens a padroeira, promessas e agradecimentos.
Que neste feriado prolongado, a população de Paranaguá e os devotos de outras cidades que por aqui passarem levem para casa a experiência da fé proporcionada pela presença do Santuário e da devoção histórica à mãe do Rocio. Fé esta que ultrapassa as adversidades da história e fortalece cada vez mais os paranaenses.