A previsão é de que o movimento de veículos neste feriado prolongado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, seja intenso entre a capital e as praias do Paraná. A concessionária que administra o trecho espera mais de 134 mil veículos transitando pela BR-277, além da PR-407 e PR-508.
Além dos cuidados com a manutenção dos veículos, algo fundamental antes de viajar com a família em segurança, e estar atento às regras de trânsito, especialmente em um momento de grande deslocamento de pessoas; é importante que a população esteja consciente sobre a prevenção a Covid-19.
A pandemia ainda se faz presente e eventos como este do feriado prolongado propicia o aumento de festas, reuniões familiares e viagens. O que pode acender o alerta para as autoridades de saúde. A campanha de vacinação é extremamente válida por oferecer mais liberdade para as pessoas saírem de suas residências e fazer uma programação que por muitos meses não foi possível, assim como reencontrar amigos e familiares.
Segundo os dados de sexta-feira, 8, o Brasil tem 96,4 milhões de pessoas vacinadas, o que corresponde a 45,3% da população brasileira, o risco ainda existe, principalmente quando se leva em conta a porcentagem de pessoas que ainda não estão vacinadas e, desta forma, ainda estão expostas ao vírus. Como é o caso de crianças, nas quais ainda estão em estudo pelos pesquisadores para garantir a eficácia e segurança das doses; e adolescentes, que apesar de já terem sido inseridos na imunização, muitos ainda não receberam a vacina.
Desta forma, se estiver fora de casa neste feriado prolongado, os cuidados devem ser reforçados com o uso de máscaras, evitando aglomerações e dando preferência a locais abertos, além da limpeza correta e frequente das mãos. Medidas de extrema importância e que não devem ser esquecidas.