Neste sábado, dia 26 de agosto, a Feira de Produtos Agrícolas, Pesca e Artesanato de Paranaguá, conhecida como Feirinha da Catedral, completa 32 anos de atividades.
A feira é um espaço de comercialização direta entre os produtores rurais das colônias da região e os consumidores urbanos, que encontram na feira produtos frescos, saudáveis, diversificados e com preços acessíveis.
A Feirinha da Catedral surgiu da iniciativa do agricultor Pedro Inácio Mendonça, que teve o apoio do Padre José Miguel de Oliveira, da Catedral Diocesana de Paranaguá, da Emater/IDR-Paraná, da Prefeitura de Paranaguá e da imprensa local.
A feira tem como finalidades estimular a produção agropecuária e pesqueira local, divulgar as potencialidades da região, desenvolver a capacidade organizacional e comercial dos produtores e oferecer à população urbana uma alternativa de alimentação saudável e variada.
As famílias iniciam a organização da produção durante a semana, chegando no local da feira aos sábados às 5h da manhã, iniciando a exposição dos seus produtos às 6h e término às 12h.
Vale destacar que por sua relevância, em 10 de janeiro do ano passado, o grupo obteve a Lei 4.111 que reconheceu a Feira como evento social, econômico, patrimonial e cultural do município.
As celebrações da feirinha costumam ocorrer no mês de agosto porque é nessa época que há uma maior variedade de produtos na fase de colheita.
Outro aspecto marcante na feira são as conversas entre consumidores e lideranças, que tratam de assuntos relevantes para diversas áreas, bem como os encontros políticos, que às vezes são intensos e acirrados, se tornando obrigatório em períodos eleitorais e quando há manifestações, pelo grande número de pessoas que frequentam o local.
Parabéns a todas as famílias de agricultores, pescadores, artesãos, consumidores, bem como as instituições que se empenharam para realizar este trabalho de forma integrada e com bons resultados, que ajudam manter viva esta tradição dos sábados em Paranaguá.