Mais um feriado prolongado promete aumentar o número de veículos circulando entre Curitiba e os sete municípios do litoral do Paraná. A possibilidade de tempo mais aberto, como indica a meteorologia, pode fazer com que as praias registrem um número maior de visitantes a partir do sábado, 13, até o feriado de Proclamação da República, na segunda-feira, 15.
Além de optarem por horários alternativos para viajar e evitar congestionamentos e imprevistos, os motoristas que tem na sua rota o município de Matinhos devem se atentar para as obras de duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek. O trecho conta com desvios no trânsito para orientar os condutores.
O feriado também marca o dia da padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio. A programação para o dia 15 de novembro inclui missa solene com o bispo da diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron, além da 208.ª procissão e carreata de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral Diocesana, às 16h. O evento religioso recebe visitantes de vários municípios do Paraná e, por isso, também é esperada uma movimentação grande no Santuário do Rocio nos próximos dias.
É válido lembrar que, apesar de o uso de máscara ter sido flexibilizado em alguns Estados e cidades, seu uso ainda é exigido em locais fechados, como ônibus, aviões e hotéis. Além da máscara, quem vai sair de casa nesse feriado é importante ter em mãos o comprovante de vacinação, que está disponível no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.
Este é o último feriado antes do Natal e Ano Novo e é sempre visto como uma boa oportunidade para descansar ou procurar uma opção de lazer com a família. É também o momento que comerciantes sentem como será o movimento na próxima temporada de verão, principalmente agora com um número maior de pessoas imunizadas da Covid-19. Que o litoral seja o destino escolhido e que a data seja um indicador de bons números na região.