No próximo dia 11 de outubro, Paranaguá terá uma ação do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) em que as equipes simularão um ataque do crime conhecido como “Domínio de Cidades”, que se caracteriza pela invasão de criminosos que fecham a cidade para realizar assaltos. Algumas cidades do Paraná já realizaram o exercício simulado para ter dados importantes para o trabalho, como o tempo de resposta que a polícia tem para determinadas ações necessárias para agir caso o crime aconteça.
Cerca de 60 policiais farão parte do simulado em Paranaguá com a presença do Comando Geral da Polícia Militar do Estado, que acompanhará de perto a ação e avaliará o trabalho realizado. O exercício simulado é uma prática utilizada para treinar as equipes e dar mais segurança para a população. Para isso, haverá queima de pneus, grande movimentação de viaturas e participação do Samu, Bope, Batalhão de Operações Aéreas (BPMoa), entre outros.
O importante diante de ações como essa é que a população, que naturalmente terá curiosidade quanto a grande movimentação de viaturas prevista para esse dia, não tente se aproximar do trabalho dos policiais. Da mesma forma, é necessário que a informação sobre o simulado alcance todos os moradores, em especial os que residem nas regiões próximas de onde será realizado o exercício para não ter surpresas (Vila São Vicente e Bairro Tuiuti).
O simulado acontece em algumas regiões do Estado após o caso que ocorreu em Guarapuava, em abril deste ano, em que a cidade foi fechada pela ação de criminosos e a população pode ouvir o confronto com a polícia. Por isso, ações preventivas e de treinamento policial são tão relevantes e precisam do apoio da população.