Quando se pensa ou se fala no litoral do Paraná, é impossível não trazer o assunto “turismo” para rodas de conversa, discursos, matérias e divulgações. Em um cenário onde comentários negativos advindos das redes sociais e do boca-a-boca com críticas contundentes sem nenhuma solução para problemas apontados pipocam, é necessário também observar e valorizar o que temos de melhor. Dentro deste contexto, atraídos pelos diversos atrativos e cenários únicos, os contínuos eventos sediados na região comprovam que o potencial turístico do litoral não é mero discurso, é fato.
Estamos na terceira semana do “Encantadas Jazz” que acontece no final de semana na Ilha do Mel, em Paranaguá, um dos principais pontos turísticos da região com visitantes contínuos, movimentando a economia local. Shows diversos deverão ocorrer na praia de Encantadas, no Palco Swamp, com oito bares e pousadas recebendo turistas, mesclando boa música, gastronomia e uma natureza deslumbrante.
Também neste fim de semana acontece em Morretes, no Porto de Cima, o 2.º Festival Pico do Marumbi, que celebra o Dia da Montanha e traz uma série de visitas guiadas, atrações artísticas e gastronômicas, palestras, entre outros atrativos. O evento está em sua segunda edição e já se tornou tradicional no município, atraindo montanhistas e famílias para um cenário que mescla o meio ambiente único com atrativos culturais e históricos de Morretes.
Os eventos são um chamariz para turistas virem para a região, conhecerem os municípios litorâneos, trazendo consigo renda e oportunidades de emprego em restaurantes, pousadas, hotéis e estabelecimentos comerciais. Cabe a todos os municípios, por meio do Poder Público, empresários e comerciantes, estarem prontos para receber essa demanda turística, com qualidade e agilidade (e se percebe um esforço conjunto nesse sentido). Cabe também à população apontar sim a necessidade de melhorias nos sete municípios, mas também observar os acertos, as potencialidades e as qualidades únicas do litoral paranaense, região com cultura, história e natureza únicas.