Editorial

Em tempos de Covid-19, o voto em 2020 deverá ser mais consciente do que nunca

Além da sabedoria na hora de escolher o seu candidato a vereador e a prefeito, o eleitor também deverá usar a consciência e o respeito ao próximo na hora de seguir as medidas sanitárias de prevenção à pandemia

hlctnfs 1604610920

É normal em todo pleito a Justiça Eleitoral pedir para que o cidadão faça seu voto de forma consciente, entretanto, em 2020, esta premissa deverá ser exercida de forma ainda mais ampla. Além da sabedoria na hora de escolher o seu candidato a vereador e a prefeito, o eleitor também deverá usar a consciência e o respeito ao próximo na hora de seguir as medidas sanitárias de prevenção à pandemia da Covid-19, que serão expostas neste editorial.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) incessantemente estão atuando para informar ao eleitor, em redes sociais, imprensa e com materiais gráficos, as medidas que deverão ser adotadas por todos ao votar. Além disso, a Justiça Eleitoral redobrou os cuidados com higienização e distanciamento social no pleito, com novas regras adotadas, que demonstram respeito com o eleitor. 

Entre as principais medidas a serem adotadas pelos cidadãos, no dia 15 de novembro, estão o uso obrigatório de máscaras e, se possível, levar sua própria caneta de casa. Outra orientação importante é consultar de maneira prévia o local de votação, isso poupa tempo, bem como evita aglomerações e possível transmissão do vírus. Deve-se permanecer no local de votação apenas o tempo suficiente para o voto.

Outro item importante em todo pleito é que o eleitor leve uma “cola”, devidamente higienizada, com o número dos seus candidatos. O álcool em gel será disponibilizado e deverá ser usado antes e depois de votar. Beber, se alimentar ou fazer qualquer atividade que retire a máscara não será permitido nos locais de votação. Respeito ao próximo é essencial, se você tiver febre ou se teve Covid-19 nos 14 dias antes da eleição, a orientação é para que se fique em casa e justifique o voto.

Por fim, pense no próximo e nos grupos de risco, respeite o horário preferencial para maiores de 60 anos entre as 7h e 10h.

Leia também: Encontro da Aciap com candidatos a prefeito fortalece democracia parnanguara

Em tempos de Covid-19, o voto em 2020 deverá ser mais consciente do que nunca

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.