Editorial

Eleições foram realizadas de forma pacífica e transparente

O balanço da Justiça Eleitoral nesta primeira etapa das eleições é de um processo pacífico, seguro e de transparência na divulgação dos resultados

editorial

Os brasileiros foram às urnas no último domingo, 2, para escolher os seus representantes. Alguns já foram definidos no País, como no Paraná, que definiu a reeleição do governador Ratinho Junior em 1.º turno. Para o 2.º turno, marcado para 30 de outubro, os eleitores retornam às urnas para definir o presidente que irá governar o País nos próximos quatro anos. 

O balanço da Justiça Eleitoral nesta primeira etapa das eleições é de um processo pacífico, seguro e de transparência na divulgação dos resultados. Essa eleição contou com o trabalho conjunto de mais de 1,8 milhão de mesários, 22 mil servidores da Justiça Eleitoral, além de milhares de juízes eleitorais e membros do Ministério Público Eleitoral.

A imprensa também foi citada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo seu papel de informar sobre o Teste de Integridade das urnas eletrônicas e outros assuntos. A abstenção de votos seguiu a média de 20% e foi registrado o menor índice de votos em branco e nulos desde 2014, o que revela o interesse maior dos eleitores em fazer valer o seu direito e suas escolhas.

Também foi destaque no 1.º turno das Eleições 2022 a questão da segurança. Especificamente no Paraná, mais de sete mil agentes foram mobilizados para garantir a segurança dos paranaenses, com viaturas, aeronaves e embarcações de prontidão em caso de necessidade. Alguns casos de ocorrências de boca de urna, propaganda irregular e compra de votos foram registrados. Mas, nada que colocasse em risco a segurança da população.

O que se espera agora para o 2.º turno é que as eleições transcorram novamente de forma pacífica para que a vontade dos brasileiros, por sua maioria, seja respeitada. Assim, o processo democrático cumprirá o seu papel amparado na competência da Justiça Eleitoral brasileira.

Você também poderá gostar

Eleições foram realizadas de forma pacífica e transparente

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Eleições foram realizadas de forma pacífica e transparente

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.