conecte-se conosco

Editorial

É hora de se vacinar contra a gripe

Vários Estados já começaram a aplicação das doses na última semana

Publicado

em

editorial

Embora a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza esteja marcada para iniciar no dia 10 de abril, vários Estados já começaram a aplicação das doses na última semana. No Paraná, as Unidades Básicas de Saúde já oferecem a vacina para crianças de seis meses a seis anos incompletos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, além de outros públicos prioritários.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu no dia 22 de março a primeira remessa de vacina para o início da 25.ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Desta forma, os lotes começaram a ser distribuídos para as Regionais de Saúde que conseguiram se organizar para antecipar a campanha.

A vacinação contra a influenza é realizada anualmente de acordo com os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As doses são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e posteriormente distribuídas para toda a rede pública de saúde. A cada ano, a vacina muda sua composição, desta vez, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelo vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).

É importante destacar que todas as pessoas, de todas as idades, estão suscetíveis ao vírus, especialmente neste período do ano. No entanto, alguns grupos podem desenvolver formas mais graves da doença (como é o caso das crianças, idosos ou pessoas com comorbidades) ou estarem mais expostos a contaminação (como é o caso dos trabalhadores de saúde).

Por isso, a população do litoral que faz parte do grupo prioritário deve procurar a unidade básica de saúde e se proteger nesta e nas próximas campanhas anuais de imunização contra a influenza. Além de ser gratuita, a vacina é segura e evita casos graves e óbitos por gripe.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress