conecte-se conosco

Editorial

Doação de sangue: com estoque baixo em Paranaguá, solidariedade precisa estar em alta

Tanto elogiamos em redes sociais o trabalho dos profissionais da saúde na pandemia em prol da vida de todos, entretanto isso também pode ser feito na prática por nós com a doação de sangue. Para isso, o cidadão pode entrar em contato pelo número (41) 3420-6663, que é também WhatsApp, e agendar sua doação no Hemepar Paranaguá

Publicado

em

Há assuntos que precisam ser continuamente e urgentemente tratados pela Folha do Litoral News, um deles é a doação de sangue que está entre as matérias publicadas do nosso jornal na edição desta quarta-feira, 4. A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) teve queda de 40% no número de doadores desde o início da pandemia, em março de 2020, algo preocupante para a saúde litorânea e paranaense e, consequentemente, para a vida de todos que residem na região e no Estado.

É inegável que doar sangue é um ato que salva vidas. Nunca se sabe quem vai precisar da doação, afinal de contas, acidentes e doenças podem, infelizmente, acontecer com qualquer pessoa, portanto, devemos mais do que nunca ter empatia e se colocar no lugar do outro na prática. Para isso, dirigir-se ao Hemepar, que respeita todos os protocolos sanitários devido à pandemia, é um ato de solidariedade, generosidade e de saber coexistir. É exercer a empatia com todas as letras. 

O Hemepar Paranaguá ressalta que o inverno também reduz o número de doadores, algo que soma à pandemia e ocorrência da dengue e da gripe na região, portanto, torna-se ainda mais necessário que, pessoas que possam doar, exerçam tal ato e mobilizem familiares, vizinhos e colegas a também doarem. A alteração das medidas restritivas possui relação com o controle da pandemia, visto a redução de mortes e internamentos no Paraná, algo que faz com que ir até a UCT se torne ainda mais seguro do que já é. O uso de máscara, o distanciamento social e a higienização são itens obrigatórios na hora de doar sangue.

A rede estadual de saúde possui uma necessidade contínua de repor os seus estoques de sangue, portanto, doações precisam ser numerosas. Tanto elogiamos em redes sociais o trabalho dos profissionais da saúde na pandemia em prol da vida de todos, entretanto isso também pode ser feito na prática por nós com a doação de sangue. Para isso, o cidadão pode entrar em contato pelo número (41) 3420-6663, que é também WhatsApp, e agendar sua doação no Hemepar Paranaguá, que fica localizado na Rua Gabriel de Lara, 657, no bairro João Gualberto, em Paranaguá. O número também serve para tirar dúvidas. As oportunidades de se fazer o bem ao próximo existem, basta querer e se dispor a sair da zona de conforto.