Editorial

Dia D e a mobilização em prol da saúde coletiva

Todos os municípios do litoral do Paraná estarão com as unidades básicas de saúde abertas neste sábado

editorial

O Dia D de vacinação acontece neste sábado, 15, em todo o Paraná para atualizar a caderneta de vacinação da população e incentivar a participação dos públicos-alvo nas campanhas vigentes como a da Influenza e a da Covid-19. Mobilizações como essa são fundamentais para alcançar níveis satisfatórios de cobertura vacinal e, desta forma, proteger crianças, jovens, adultos e idosos de diversas doenças.

Todos os municípios do litoral do Paraná estarão com as unidades básicas de saúde abertas. A Folha do Litoral News deste fim de semana traz todos os locais e horários para que a população da região possa se informar e procurar a unidade mais próxima para se vacinar.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) mostram que, nos últimos anos, as coberturas de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Algo que levanta preocupações dentro do contexto da saúde pública, já que todas as doses recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização são disponibilizadas durante todo o ano nas unidades de saúde gratuitamente.

As vacinas são a forma mais segura de prevenir doenças, inclusive, aquelas que já são consideradas erradicadas, para que não haja o risco de voltarem a assolar as comunidades. Por isso, mobilizações como o Dia D são prioridades do sistema de saúde. Nessas datas costuma se alcançar um número significativo de pessoas que por falta de tempo durante a semana, ou por outro motivo qualquer, deixam de tomar as doses recomendadas.

A expectativa, portanto, é que a população de todo o litoral assuma esse compromisso e contribua com a ação neste sábado, mobilizando seus familiares para essa ação tão importante e necessária para a saúde coletiva.

Você também poderá gostar

<strong>Dia D e a mobilização em prol da saúde coletiva</strong>

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


<strong>Dia D e a mobilização em prol da saúde coletiva</strong>

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.