Editorial

Destaque na vacinação

Os paranaenses atenderam ao chamado da campanha de imunização contra a Covid-19

Os paranaenses atenderam ao chamado da campanha de imunização contra a Covid-19. Os números mostram que o Estado está entre os que mais aplicaram doses no País. Já são quatro milhões de pessoas imunizadas.

O ranking nacional diz muito sobre a atual situação dos hospitais do Paraná. As taxas de ocupação caíram, registrando na sexta-feira, 10, a menor taxa dos últimos 11 meses. Algo que deve ser comemorado, pois reflete em menor sobrecarga dos profissionais de saúde, menos famílias aguardando a recuperação dos enfermos contaminados com a doença e menos sofrimento. Além do risco diminuído de colapso nesses locais, questão muito debatida nos meses em que a doença vitimou o maior número de pessoas no Brasil e que o sistema de saúde ficou comprometido.

Ao que tudo indica, esse cenário mais otimista, em que já se permite vislumbrar o fim da pandemia, indica que todos os esforços realizados nas campanhas de vacinação coordenadas pelos municípios, além da agilidade do Estado na distribuição das doses, têm surtido efeito.

As filas imensas que se formaram na Estação Ferroviária, no caso de Paranaguá, significavam realmente que tomar a vacina contra a Covid-19 era uma demonstração de esperança. 

Que a próxima etapa, em que se imunizará adolescentes de 12 a 17 anos, programada para iniciar ainda neste mês no Paraná,  possa contribuir ainda mais com essa esperança para que a doença possa chegar ao menor patamar de vítimas possível. 

Mesmo assim, é importante ressaltar, que os cuidados devem ser mantidos. Ainda não foi alcançada a imunidade de rebanho, quando se tem 95% da população imunizada, nem ao menos o controle de todas as variantes da doença. Por isso, seguir os protocolos sanitários ainda são tão fundamentais quanto tomar a vacina.

Você também poderá gostar

Destaque na vacinação

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.