Cerca de 93% das pessoas com 60 anos ou mais tinham recebido até a tarde de quarta-feira, 19, a primeira dose da vacina no Paraná, sendo que metade delas completou o ciclo vacinal, com a aplicação das duas doses. O Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde registra também, que entre a população com mais de 70 anos, 95% foi vacinada com a primeira dose, sendo que 82% está com o ciclo vacinal completo.
Apresentamos os números para reforçar que, mesmo que grande parte da população idosa paranaense já tenha sido vacinada contra a Covid-19, ainda não é chegada a hora de relaxar com os cuidados que evitam a disseminação do novo Coronavírus.
A campanha desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) reforça as ações que devem ser amplamente divulgadas, em todas as mídias e nas redes sociais.
A peça contém ilustrações com situações do nosso cotidiano que devem ser seguidas pelos idosos e seus familiares, e podemos dizer que também serve de exemplo para todos, já que são informações que contribuem para evitar a disseminação do vírus.
Vale reforçar que a atenção é necessária porque, mesmo que a vacina ofereça uma grande proteção contra a Covid-19, principalmente nos casos mais graves da doença, a pessoa vacinada ainda pode contrair e espalhar o vírus.
Outro fator é a resposta do sistema imunológico de quem foi vacinado, que só estará completo um mês após a aplicação das duas doses do imunizante, e enquanto a maioria da população não estiver vacinada a possibilidade de contaminação é possível.
Então fica o alerta, devemos reforçar que todos os cuidados sejam mantidos para evitar a transmissão do vírus, pois se fazem necessários ainda. São medidas que devem continuar até que os órgãos de saúde informem que já é seguro baixar a guarda, o que com certeza será amplamente divulgado.
Mas agora, todo cuidado é pouco, pois ainda não acabou a pandemia e mesmo com o avanço da vacinação, devemos manter os cuidados essenciais, que são amplamente divulgados desde o início da pandemia de Covid-19, como o uso de máscara sempre cobrindo completamente o nariz e a boca, o distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas que não moram na mesma casa, manter os ambientes sempre bem ventilados, evitar reuniões e encontros entre as pessoas, principalmente em locais com pouca ventilação, lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel 70% e a limpeza e desinfecção de objetos que são usados frequentemente. Mesmo vacinado todos os cuidados devem ser mantidos.