Paranaguá chega, neste ano, à 7.ª edição da Caminhada da Natureza – Circuito Serra da Prata. O evento é voltado para quem gosta de ficar perto da natureza, praticar atividade física e conhecer mais a região do litoral do Paraná. Esta é uma oportunidade de descobrir cantos do litoral que, muitas vezes, não são tão divulgados, mas que preservam muitas das tradições, paisagens, belezas naturais e culinária típica.
A caminhada também divulga a agricultura familiar e o turismo rural. Os participantes passarão pelas comunidades de Maria Luiza e Quintilha, que possuem mais de 30 propriedades preparadas para visitação. A realização de eventos como este ajuda a trazer mais pessoas para as localidades, valorizam a gastronomia e o modo de vida da população e divulga esses destinos que têm muito a oferecer em termos de atrações e contato com a natureza. Além de ser uma nova fonte de renda para as comunidades.
Pesquisas apontam uma grande tendência no segmento. Uma delas, recém-publicada pelo Ministério do Turismo, no mês passado, indica que o turismo rural é uma tendência no setor de viagens e 74% dos turistas que buscam o segmento procuram o interior do País para contemplar a natureza. De acordo com o estudo, o que atrai os viajantes para esses locais é a “paz e tranquilidade” e a “autenticidade da comida caseira”. Além disso, as atividades que mais aprovam estão as trilhas, com 60% de preferência dos turistas.
Ou seja, o litoral do Paraná tem todos os atributos necessários para que o turismo rural seja fortalecido: a natureza exuberante da Serra do Mar, a gastronomia típica e as comunidades tradicionais. Que eventos como a Caminhada da Natureza contribua com a valorização da região e impulsione o segmento para que a região siga a tendência apontada nas pesquisas.