Em um local onde antigamente existia um terreno abandonado e sem utilidade no Parque São João, nesta quinta-feira, 12, foi inaugurada a nova unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). Um prédio amplo e moderno, voltado à qualificação e oferta de diversos serviços aos profissionais do transporte do município e do litoral, torna-se mais um espaço de extrema utilidade não somente para a categoria em questão, como também para toda a comunidade local.
A Folha do Litoral News esteve no evento de inauguração que foi prestigiado por diversas autoridades, inclusive o vice-governador, Darci Piana. Mais de 140 cursos de formação presenciais e à distância serão ministrados na unidade, que também contará com serviços de odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia, prezando pela qualidade profissional e de vida dos profissionais.
Mais do que o foco nos profissionais de transporte, que são essenciais para o desenvolvimento do município e do Paraná, o presidente da Fetranspar e um dos principais responsáveis pelo novo espaço se tornar realidade, Coronel Sérgio Malucelli, afirma que o espaço contribuirá com a comunidade litorânea, sendo mais um dos indutores do desenvolvimento regional e municipal por meio da educação profissional e qualificação de mão-de-obra. Assim como outras entidades do Sistema S, sem dúvida o SEST SENAC abrirá as portas da nova unidade para melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.
Impossível pensar em Paranaguá sem falar do Porto. A escolha do SEST SENAT em inaugurar uma sede ampla e moderna no município também possui relação também com o fato de que a cidade é uma das principais referências em logística de modais de transporte no Brasil e na América Latina, bem como essencial para o fortalecimento da economia do Paraná e do País. Quanto mais se investe em qualificação de mão-de-obra, mais se incentiva a geração de emprego e renda e, consequentemente, se contribui para a redução da desigualdade social, algo ainda mais necessário em tempos de retomada após a pandemia.