As vendas de Natal devem ser bastante significativas neste ano. Pelo menos essa é a projeção do comércio para as festas de fim de ano que apresentam um cenário muito mais favorável se comparado com o ano passado, quando se vivia um momento de incertezas com relação à pandemia de Covid-19.
Os encontros familiares e as festas corporativas devem beneficiar os comerciantes que apostam em uma grande retomada nas vendas nesse período que sempre foi o mais importante para a economia no varejo. Essas comemorações estimulam o consumo principalmente no Natal, data que há mais disposição dos consumidores em função também do recebimento do 13.º salário, que potencializa o poder de compra.
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que cerca de R$ 68,4 bilhões deverão ser injetados na economia nos próximos meses. A expectativa é de que 77% dos consumidores presenteie seus familiares e amigos neste fim de ano, um índice perto do alcançado antes da pandemia. Revelando, assim, um quadro animador para o comércio.
Em Paranaguá, as unidades do Sesc e do Senac estão com vagas abertas para a Semana de Preparação para Vendas de Natal, um projeto gratuito para preparar os lojistas para as vendas do próximo mês. Uma iniciativa que contribui com a capacitação e melhoria no atendimento e novas formas de apresentar os produtos para esses consumidores que irão às compras.
Os cursos disponibilizados pelo Sesc e Senac são uma grande facilidade para quem está disposto a melhorar a oferta dos serviços e ampliar as vendas nesse período. Que os comerciantes locais possam sair na frente com essa vantagem e ter um saldo positivo neste fim de ano.