A quarta-feira, 7 de setembro, é marcada pelo Bicentenário da Independência do Brasil. Há 200 anos, foi proclamado o grito de independência às margens do rio Ipiranga, por Dom Pedro I. Também se comemora, nesta data, o centenário da primeira transmissão de rádio do País e, na quinta-feira, 8, o Dia Mundial da Alfabetização, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que busca discutir estratégias para redução do analfabetismo.
Em uma semana cheia de datas simbólicas, especialmente devido aos eventos direcionados ao bicentenário da Independência, o Brasil se vê diante da coincidência de mais um fato histórico. Em menos de um mês, os brasileiros irão às urnas escolher seus representantes para os próximos quatro anos. O momento, portanto, é de estudar as propostas dos candidatos para exercer o voto consciente no próximo dia 2 de outubro.
Entende-se que a data tem uma importância histórica e que é necessário pensar nos avanços obtidos pelo País nos últimos 200 anos, além de ser um momento oportuno para entender como toda a história se desenrolou até a Independência, seus personagens e quem lutou pelo País.
Também se considera que atos cívicos de hasteamento da bandeira e execução do hino nacional, como os realizados em diversos locais na última semana, podem fazer com que os brasileiros se sintam mais pertencentes à nação, algo relevante no atual momento de escolha dos governantes.
A população do litoral do Paraná poderá acompanhar alguns eventos programados para celebrar o Bicentenário da Independência neste 7 de setembro. A Semana da Pátria será encerrada de maneiras diferentes pelos municípios, alguns terão desfiles, outros apenas cerimônias com a presença de autoridades. O objetivo é o mesmo, exaltar entre os cidadãos o sentimento de pertencimento e orgulho ao País.