Reinaugurada há seis meses em Paranaguá, a Arena Albertina Salmon foi projetada para receber grandes eventos esportivos. A estrutura moderna implantada durante a reforma é um avanço, principalmente na área da educação, pois no espaço é possível que atividades sejam realizadas com os alunos, incentivando a prática de esporte e atividade física. Tudo isso no futuro. Por enquanto, em tempos de pandemia, o local terá uma nova função: ajudar no atendimento de pessoas que estiverem com sintomas de Covid-19 na cidade.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, anunciou em suas redes sociais, na tarde de quinta-feira, 10, que a Arena é agora a referência em atendimentos dos casos em questão. Sabe-se que o cenário atual da doença é o pior desde o início do aparecimento de pessoas doentes. No Paraná, a região de Cascavel já está em situação preocupante quanto à capacidade de leitos, que chegou ao seu ápice.
Portanto, a criação de novos locais de atendimento é imprescindível para enfrentar as próximas semanas, ainda mais porque neste mês muitos irão se reunir em função das festas de Natal e Ano-Novo – atitudes que deveriam ser repensadas por aqueles que estão se programando para reunir um grande número de familiares.
Além da criação de novos locais de atendimento, que podem ser primordiais para salvar vidas, há de se pensar na responsabilidade de cada um enquanto cidadão. Sair sem máscara ou usá-la de forma incorreta, estar com suspeita e quebrar o isolamento ou desdenhar da doença é um ato de desrespeito a si próprio, a sua família e a toda população.
Leia também: 2021 chegará de forma diferente no litoral do Paraná