Quanto mais se investe em educação, mais garantimos um futuro melhor para a sociedade em que vivemos. Essa é uma premissa constantemente falada por educadores, governantes, políticos e lideranças sociais, que deve não somente ficar no discurso, mas também na prática. Uma das formas disso ocorrer é por meio do ensino integral, com qualidade e respeito, algo que permite que crianças e adolescentes fiquem mais tempo na escola, ampliando os seus conhecimentos e permitindo com que eles estudem e possam não somente se preparar para ingressarem no ensino superior ou técnico, como também serem cidadãos melhores.
Um exemplo positivo é o Paraná, onde o ensino em tempo integral cresceu 51% na rede estadual de ensino e alcançou 55 mil estudantes. Em 2023, segundo o governador Ratinho Júnior, 253 colégios do Estado passaram a contar com o método, tanto no ensino fundamental quanto médio, um aumento de 86 unidades de ensino com relação a 2022. Tal caminho deve prosseguir, sempre compreendendo que a educação não é um gasto, mas sim um investimento na sociedade, nas futuras gerações e no respeito ao próximo.
Não basta apenas ter ensino integral, mas é necessário também qualificar a educação pública oferecida aos paranaenses, tanto em sala de aula com os professores e alunos, como também na estrutura física das escolas. Tal medida, segundo o governo estadual, está sendo realizada por meio de investimento de R$ 100 milhões na revitalização de unidades de ensino no Paraná, bem como por meio de gratificação paga a diretores e diretores-auxiliares na rede estadual, desde que seja garantida uma manutenção da frequência escolar superior a 85% no ano de todos os alunos.
Outro ponto a ser destacado, que é dito constantemente, mas que precisa ser reafirmado, é que, jovem na escola não fica nas ruas, não fica exposto à criminalidade, às drogas e a diversos problemas sociais. O ensino integral garante que o estudante fique nove horas dentro do colégio, com nove aulas diárias de 50 minutos, com direito a cinco refeições, intervalos e respeito. Tudo isso denota que a educação é uma área que não deve ter somente a atenção por parte do Poder Público, mas também todo o carinho e respeito possível dos governantes e da sociedade.