Ontem, em Paranaguá, ocorreu a 2.ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal, no Centro da cidade. A ação foi efetivada a partir da concretização de uma parceria entre o Poder Público municipal e o Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento a pacientes oncológicos no Paraná.
Muito se fala no meio social sobre diferentes tipos de câncer, com ênfase no Outubro Rosa, voltado sobretudo ao cenário feminino ressaltando a importância da prevenção quanto ao câncer de mama e do colo de útero, assim como a campanha Novembro Azul, que se destina a alertar o público masculino sobre o câncer da próstata e a saúde do homem em um contexto geral. As ações mencionadas são imprescindíveis para se conscientizar a população sobre a necessidade da adoção de atitudes saudáveis e capazes de prevenir o surgimento de tais doenças, ou mesmo se detectar o problema no início para que se tenha mais possibilidade de cura. No entanto, pouco se fala em câncer bucal, o qual precisa ser forte e amplamente discutido em razão de ter, de acordo com estatísticas, acometido, só para se ter uma ideia da dimensão do problema, 14.700 pessoas, sendo 11.200 homens e 3.500 mulheres, com dados de 2018, atingindo a marca de 5.898 mortes, sendo 4.672 homens e 1.226 mulheres.
Conforme os números supracitados, é possível se perceber a urgência em se adotar estratégias focadas em alertar e conscientizar a população sobre essa doença, pois ela existe e tem atingido números expressivos de vítimas. Ao se difundir informações sobre o câncer bucal, é provável que as pessoas se despertem para a importância de prevenir e busquem conhecer os comportamentos de riscos, tais como tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, infecções advindas do vírus HPV, dentre outros e combater essas práticas perigosas para a saúde.
Toda forma de informar a população e buscar conscientizar as pessoas em prol de se adotar um estilo de vida mais saudável é extremamente bem-vinda e os órgãos envolvidos nesta campanha (prefeitura e Hospital Erasto Gaertner) estão de parabéns por pensar em propiciar mais qualidade de vida para os moradores em Paranaguá e toda a região litorânea.