Todos sabem que os benefícios da vacinação para as pessoas são inúmeros. No caso da vacina contra a gripe, que ocorre anualmente no País, não é diferente, pois é possível afirmar que os idosos imunizados passaram a ter mais qualidade de vida e a adoecer menos.
Este ano, acontece a 23.ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 12 de abril, com a imunização das crianças na primeira etapa.
Nesta segunda etapa da campanha estão sendo imunizados os idosos com idade a partir de 60 anos e professores, que receberão a vacina até o dia 8 de junho.
Em Paranaguá, a imunização contra a gripe está acontecendo nas unidades básicas de saúde e a meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários.
Até o momento, já foram vacinadas 6.185 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários na Campanha Nacional contra a Gripe e, de acordo com a Secretaria de Saúde de Paranaguá, na primeira etapa da campanha foram vacinadas 5.400 pessoas do público-alvo, o que representa cerca de 70% da população imunizada.
Mas como estão acontecendo campanhas simultâneas, como é o caso da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação de duas doses de vacinas simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19 e de se respeitar o intervalo de 14 dias entre as vacinas.
Caso o idoso tenha tomado a primeira dose e esteja próxima a data da segunda aplicação, é indicado que aguarde esse período, termine o esquema vacinal contra o novo Coronavírus primeiro e, após 14 dias, procure a unidade para receber a vacina contra a gripe.
Já a terceira etapa da vacinação contra a gripe, iniciará no dia 9 de junho e se estenderá até 9 de julho, e nela estarão contempladas as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Outro alerta feito pelas autoridades de saúde, é para as pessoas que fazem parte do público-alvo e se encontram com suspeita ou confirmação de Dengue ou Covid-19, pois estas devem aguardar 30 dias após o final dos sintomas para receber a dose da vacina contra a gripe.
Respeitando estes intervalos e datas, você estará imunizado e com o seu esquema vacinal completo. Lembrando que toda vez que procurar uma unidade básica de saúde, deve-se procurar atualizar a carteira de vacinação, pois manter o calendário atualizado irá fazer com que o seu corpo possa responder de forma positiva. As vacinas são responsáveis por estimular o nosso sistema imunológico a reagir, criando anticorpos resistentes aos agentes causadores de doenças.
Portanto, diga sim à vacina!