Aproxima-se o Dia Internacional da Mulher, data emblemática, que gradativamente vem sendo utilizada para reflexão e debate sobre as diferentes vertentes do papel da mulher na sociedade contemporânea. Atualmente, percebem-se muitas conquistas e avanços, mas, na contramão da evolução, infelizmente vem se acentuando a ocorrências de violência doméstica, sobretudo contra mulheres, e feminicídios.
O cenário precisa ser modificado e uma forma eficaz para isso é se trabalhar com a conscientização desde a mais tenra idade. Em virtude dessa concepção, algumas instituições de ensino programaram para esta semana atividades que vêm ao encontro da necessidade de se promover a conscientização sobre problemas cruciais que assolam o universo feminino e social como um todo.
O Caic é um bom exemplo disso, pois sua equipe pensou em ações tanto para o fornecimento de renda às famílias, como atividades pautadas em direitos da mulher e efetivamente seu tão apregoado empoderamento.
É de grande importância deixar claro a todos, desde a infância, o quanto cada ser humano precisa ser respeitado e valorizado, entrando como fundamental a demonstração desse respeito para com a mulher em todos os momentos, ou seja, ao se trabalhar com as crianças e a comunidade escolar temas como violência doméstica e os direitos da mulher se está dando passos imprescindíveis para se conquistar uma sociedade mais igualitária, justa e com menos demonstração de ódio.
Portanto, parabéns a todas as instituições que estão voltando a atenção para esta forma de trabalho e que possam servir de exemplo a outras para que se irmanem em prol de alcançar o mesmo objetivo: a justiça e a igualdade em todas as esferas sociais.