Economia

Sindiadubos destaca eficiência na importação de fertilizantes

Presidente da Coopadubo elogia postura da Appa

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O diretor-presidente do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas do Paraná (Sindiadubos), José Carlos de Godoi, disse que os Portos do Paraná tornaram-se sinônimo de eficiência. A fala foi proferida durante o Simpósio do Sindiadubos 2016, realizado em Curitiba, no qual Godoi afirmou que o trabalho conjunto entre o Sindicato e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) tem resultado em ganhos de produtividade para o setor.

Em seu discurso, Godoi destacou os investimentos e mudanças operacionais implementadas pela Appa ao longo dos últimos anos, os quais resultaram em uma maior agilidade na descarga de fertilizante, circunstância que fez reduzir a multa sobre estadia para os importadores pelo descumprimento dos prazos de contrato. “O demurrage caiu 50% nos últimos cinco anos”, lembrou o diretor. Demurrage é a multa determinada em contrato, a ser paga pelo contratante de um navio, quando este demora mais que o acordado nos portos de embarque ou de descarga.

 

COMPETITIVIDADE

Godoi explica que em anos anteriores, além do demurrage, os importadores pagavam custos altos de frete dos navios, já que os armadores contabilizavam o tempo de espera em Paranaguá. “Hoje, o custo do frete do navio também foi reduzido em função da eficiência do Porto. Para 2017, com todas as obras de infraestrutura concluídas no Porto, os resultados deverão ser ainda melhores”, completa o presidente do Sindiadubos.

 

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COOPADUBO

Os dados, que integram um estudo feito pelo Sindiadubos, foram comemorados também pelo presidente da Cooperativa Mista de Transportes de Fertilizantes, Sal, Corrosivos e Derivados do Litoral (Coopadubo), Henrique Coelho. “A Coopadubo fica feliz em contribuir com os números positivos do setor e isso de deveu a não interrupção de investimentos, mesmo neste ano de dificuldades, pois buscamos a descentralização de nosso ponto de chamada, a atualização do sistema de rastreamento, implantações do sistema Brasil ID, a qual é uma tecnologia com certificação e nos oferece ganhos em produtividade. Além disso, promovemos parcerias com associados e condutores na condição de atuarmos, cada vez mais, na elevação da prancha no costado”, lembrou.

A visão da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa)) também foi um ponto importante para o desenvolvimento da produção da Coopadubo, pois, no entender do presidente da Cooperativa, a postura democrática do diretor presidente da empresa pública Appa, Luiz Henrique Dividino, em escutar todos os envolvidos e aceitar as ideias debatidas em reuniões ocasionou um clima favorável para as mudanças retratadas no estudo da Sindadubos. “Acredito que a conduta do diretor presidente da Appa, Dividino, vai resultar ainda em muitas outras boas notícias para todo o setor produtivo, de serviços e transportes, situação que vai contribuir para a geração de mais emprego e renda a Paranaguá, pois, hoje, temos sim, um porto modelo de gestão e produtividade”, elogiou.

 

CUSTO MENOR E PROMESSA OUSADA

 

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Diretor-presidente Dividino fala em zerar demurrage em 2017

 

Em 2011, o valor da demurrage por tonelada de fertilizante era de U$ 16,88. Em 2015, o valor da multa sobre estadia caiu para U$ 8,79 por tonelada, representando uma redução de 48% na comparação com 2011. Já nos primeiros quatro meses de 2016, a demurrage reduziu ainda mais e atingiu U$ 8,40 a tonelada, ou seja, valor 50% menor do que há cinco anos.

O setor pagou em 2011 cerca de US$ 100,5 milhões em multas sobre estadia. Já em 2015, os valores gastos com demurrage foram de U$ 42,2 milhões.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, um dos palestrantes no Simpósio do Sindiadubos, disse que a meta para 2017 é zerar o demurrage nos portos do Paraná. “A Appa trabalhou para melhorar a logística em todos os setores e os resultando estão acontecendo na prática. Desde que assumimos, a nossa meta sempre foi atender a indústria e o produtor agrícola e é isso que estamos fazendo”, disse Dividino.

Dividino explica que, nos últimos anos, a Appa fez um diagnóstico de todo o sistema de descarga de fertilizantes para descobrir onde estavam os principais gargalos, que consumiam tempo e tornavam as operações menos ágeis. Uma das mudanças adotadas pela Appa foi a modernização do processo de conferência das cargas de fertilizantes e a informatização do sistema.

 

Assessoria da Appa + redação
Foto: Ivan Bueno

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