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Economia

Em São Paulo, Paraná apresenta projetos de infraestrutura a investidores

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesta quarta-feira (07), durante fórum da Revista Exame, que o Estado quer atrair ainda mais recursos da iniciativa privada para a área e que a meta é, no futuro, transformar o Paraná no maior centro logístico da América do Sul

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Fotos: Jonathan Campos/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesta quarta-feira (07), durante o fórum Infraestrutura – Cidades e Investimentos, realizado pela Revista Exame em São Paulo, que o Estado quer atrair ainda mais recursos da iniciativa privada para a área de infraestrutura e que a meta é, no futuro, transformar o Paraná no maior centro logístico da América do Sul.

“Nosso governo é parceiro da iniciativa privada. Queremos que ela venha nos ajudar a consolidar esse grande projeto de infraestrutura que o Paraná e o Brasil precisam. São boas oportunidades para investidores, então esperamos em breve estar na B3 atraindo investimentos para o Paraná”, acrescentou o governador.

Ele participou do painel “A visão e os planos dos governadores eleitos para o setor de infraestrutura”, ao lado dos governadores do Mato Grosso, Espírito Santo e São Paulo, e começou apresentando as potencialidades econômicas do Estado.

“Passamos a ser a quarta economia do Brasil, tivemos a maior participação do PIB nacional da nossa história, fomos considerados o Estado mais sustentável do Brasil num relatório mundial. Temos uma vocação muito forte no agronegócio e na agroecologia, somos hoje o maior produtor de proteína animal, o segundo pólo automotivo e maior pólo de celulose do Brasil, e temos uma área de inovação que vem crescendo muito”, enfatizou.

Durante o debate, Ratinho Junior também reforçou a importância de um diálogo entre os estados com o Poder Judiciário para agilizar o andamento de projetos estruturantes em todo o país. “A descentralização das decisões é o que facilita e dá velocidade para que as coisas aconteçam. O papel dos governadores para o futuro é uma conversa mais profunda com o Judiciário. Temos que nos aprofundar para ajudar o país a se desenvolver”, ressaltou.

FERROESTE

Um dos projetos destacados pelo governador foi o da Nova Ferroeste. Proposto pelo Governo do Paraná, o projeto prevê a ampliação nas duas pontas da atual Ferroeste, que opera entre os municípios de Cascavel e Guarapuava. A intenção é ligar o município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, com o Porto de Paranaguá.

Dois ramais vão partir de Cascavel até Chapecó, em Santa Catarina e Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e o Paraguai. Ao todo serão 1.567 quilômetros de trilhos que vão passar por 66 municípios nos três estados.

“Somos a ligação do Sul com o Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, fazemos fronteira com Paraguai e Argentina. Temos uma posição privilegiada para nos transformarmos numa grande central logística do Brasil. O Paraná está no centro de 70% do PIB na América do Sul, que chega a aproximadamente R$ 1,5 trilhão de dólares. Por isso apostamos nesse projeto tão ambicioso”.

O governador também falou sobre o processo de Parcerias Público-Privadas (PPPs), com destaque para obras de saneamento no Estado. “O Paraná tem um bom projeto saneamento básico. Temos 100% de água tratada nos 399 municípios do Estado e 84% de saneamento, isso é média europeia. A ideia é avançar nesses 20% com as parcerias. Já começamos as audiências públicas na B3. Queremos no primeiro semestre do ano que vem colocar os consórcios à disposição da iniciativa privada”.

Ele também mencionou as concessões, como a dos aeroportos de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, e destacou o acordo que está sendo feito com o governo federal para a inclusão de cerca de 1,6 mil quilômetros de rodovias que cortam o Estado no pacote de concessões rodoviárias da União.

O modelo de concessão que será adotado no Paraná foi desenvolvido em conjunto pelo Governo do Estado, governo federal, Assembleia Legislativa, setor produtivo e sociedade civil organizada, com base três premissas: menor tarifa, maior número de obras e transparência.

São seis lotes que totalizam 3,3 mil quilômetros de estradas. O conjunto é formado por estradas estaduais (35%) e federais (65%), com investimentos previstos de R$ 44 bilhões em obras. Será a maior concessão rodoviária da América Latina.

“Temos algumas oportunidades de concessões, começando pelas concessões de rodovias. Se tudo correr bem, com o início do novo governo, a ideia é que isso ocorra no primeiro semestre do ano que vem. Para o nosso estado é muito importante”, ressaltou.

FÓRUM

O evento é uma iniciativa da Exame em parceria com a Hiria, B3 e diversas outras organizações. O objetivo foi realizar um encontro entre os profissionais e empresas do setor para fomentar novas parcerias e compartilhar as melhores soluções e práticas para a inovação das cidades.

Nesta edição, o encontro reuniu líderes da infraestrutura, representantes do setor público, reguladores e investidores para debater e formatar soluções e projetos de saneamento, energia, transporte, mobilidade, logística, infraestrutura social e cidades inteligentes, diante dos desafios e oportunidades de 2023.

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