Economia

Procon promove mutirão on-line para renegociação de dívidas

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor (Foto: Divulgação)

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Mais de 50 bancos e instituições financeiras participam da ação até o dia 20

Mais de 50 bancos e instituições financeiras vão participar entre os dias 5 e 20 de dezembro da ação que será exclusivamente pela Internet, por meio do consumidor.gov.br .

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, disse que a iniciativa de fazer a ação por meio da plataforma busca atender todos os consumidores do Estado, especialmente aqueles que residem em municípios onde não existem Procons, além de facilitar a vida do consumidor, que não precisa se deslocar para negociar suas pendências financeiras.

“Acreditamos que esse mutirão pela Internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão, muitas vezes motivada por fatores como uma doença na família ou desemprego”, disse Cláudia.

Para o secretário de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé, o momento para fazer esse mutirão é o mais apropriado. “Nesse momento, muitas famílias já receberam uma parcela do décimo terceiro salário e já têm mais uma parte para ser recebida nos próximos dias. É uma oportunidade de resolver as dívidas antigas”.

COMO PARTICIPAR

Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br, relatar o problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Fonte: AEN

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