A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) estabeleceu um novo recorde em abril, com um tempo médio de 8 horas e quatro minutos para a abertura de empresas. Essa marca representa o menor tempo já registrado na história, superando o recorde anterior de 8 horas e 55 minutos, alcançado em março.
Com esse desempenho, o estado do Paraná conquistou a segunda posição no ranking nacional, ficando atrás apenas de Sergipe, que registrou um tempo de apenas 6 horas para o registro de uma empresa. No entanto, é importante ressaltar uma diferença significativa no volume de processos: enquanto o Paraná registrou 7.096 novas empresas, Sergipe registrou 602.
A Junta Comercial do Paraná bateu o recorde com o 3º maior volume de solicitações do País em abril, ficando atrás somente de São Paulo, com 28.642 registros, e Minas Gerais, com 8.322. No Brasil, o tempo médio de abertura de empresas em abril foi de 1 dia e três horas, com o movimento de 81.133 processos. Ou seja, o Paraná foi 19 horas mais rápido no mês passado.
- 1.ª Festa do Motociclista acontece em Guaratuba nos dias 4 e 5 de maio
- Governador libera R$ 11 milhões para finalização do Hospital Maternidade e infraestrutura viária em Guaratuba
Em março, o Paraná era o 3ª colocado no País na agilidade para o empresário obter o registro da sua empresa, em um ano com dados bem marcantes. Em janeiro de 2024, o tempo médio para obtenção do registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado era de 9h50, em fevereiro de 9h32 e em março de 8h55. O Paraná saltou 24 posições desde janeiro de 2019, quando ocupava a 26º colocação nacional. Há 13 meses consecutivos o Estado está entre os 10 mais ágeis do País.
“É uma evolução constante na Junta Comercial. Desburocratizar os processos era uma das grandes demandas quando assumimos o Governo do Estado e agora estamos acumulando recordes, o que facilita a vida de quem quer empreender e gerar empregos no Paraná”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Em tempo de viabilidade, o Paraná alcançou a marca de 6 horas em abril, em tempo médio de viabilidade de endereço, a marca foi de 5h58, e em tempo médio de consulta de viabilidade de nome, o tempo ficou em apenas 22 minutos.
Confira o relatório completo AQUI e a evolução desde 2019 AQUI .
Fonte: AEN