Na semana passada, nos dias quinta-feira, 17, e sexta-feira, 18, aconteceu a 28.ª edição da Feira de Peixes de Cultivo e Frutos do Mar, no Aeroparque, em Paranaguá. Realizada durante a Semana Santa, a feira proporcionou aos produtores locais e pescadores artesanais das comunidades pesqueiras da baía da cidade a oportunidade de comercializar seus produtos, movimentando assim, a economia local. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Ilhas, Pesca, Aquicultura e Abastecimento (Semdesp) apresentou o balanço geral do evento deste ano em Paranaguá.
No total, foram comercializados 3.850 kg de pescados, sendo 3.700 kg de peixes de cultivo de água doce e 150 kg de frutos do mar, entre eles camarão branco, pescadinha, bolinho de camarão e iscas de peixe empanadas. Esse volume representa um crescimento de 350 kg em relação à edição anterior, que registrou 3.500 kg vendidos.


Foto: Prefeitura de Paranaguá/SECOM
Segundo o secretário da pasta, Márcio Veja, o evento se destacou como uma ação estratégica de promoção da aquicultura e da pesca artesanal, com apoio técnico da Semdesp.
“A secretaria disponibilizou sua equipe de profissionais especializados, incluindo engenheiros de pesca, além de equipamentos essenciais como caminhão frigorífico e tendas apropriadas, garantindo estrutura adequada para a realização do evento com segurança e qualidade”, destacou Márcio.
Segundo dados informados pelo secretário, entre 900 e 1.000 pessoas passaram pelos dois dias de feira, o que demonstra interesse da população pelos produtos ofertados. Além de incentivar a comercialização, o evento também movimentou a economia e estimulou o consumo de produtos locais.


Foto: Prefeitura de Paranaguá/SECOM
“O incentivo técnico e estrutural promovido pela SEMDESP tem sido fundamental para a valorização da aquicultura e da pesca artesanal, promovendo a geração de renda, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da segurança alimentar. A Feira do Peixe de Cultivo e Frutos do Mar deste ano foi um sucesso, superando as expectativas e incentivando fortemente o consumo de pescados durante o período da Semana Santa”, finalizou o secretário Márcio Veja.
A feira contou com a participação de produtores locais: um produtor de peixes de cultivo de água doce e dois expositores com frutos do mar frescos, congelados e processados, incluindo produtos empanados.