O feriado da Páscoa que este ano será no domingo, 4 de abril, pode destoar do cenário de festividade e de alta nas vendas visto em anos anteriores, em virtude do avanço da pandemia do novo Coronavírus em todo o País, que vem impactando no comércio em geral.
Mesmo assim, se tudo correr dentro deste “novo normal” imposto pela Covid-19, a expectativa é de um aumento de 10 % nas vendas em relação ao ano passado, para os setores que trabalham com produtos relacionados a Páscoa, avalia Anwar Hamud Hamud, diretor da Câmara do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP). “O comércio vê um aumento em torno de 10 a 15% com relação ao ano passado. Logicamente isso é um percentual de uma expectativa, não significa um valor real, tendo em vista que o comércio local está trabalhando de segunda a sexta-feira, e ficando fechado nos finais de semana. Diante deste cenário todo e do cenário que passamos em decorrência da pandemia, o comércio espera este aumento nas vendas para a Páscoa. Mas vale explicar que tipo de comércio tem esta expectativa. Excluindo o comércio ampliado que são os supermercados, postos de gasolina e autocenter, vamos focar no comércio varejista tradicional, que basicamente compõem o comércio local, que vende confecção, calçados, brinquedos, papelaria, presentes, vemos que para este comércio a data não representa um volume alto nas vendas. E desde o ano passado, com a pandemia, representa bem menos, o que significa que os consumidores não aproveitam a data para comprar um ou outros itens desse segmento desse tipo de comércio. Vemos que o crescimento estará voltado aos supermercados, mercados, quem trabalha com alimentos ou com produtos circulares a Páscoa”, destaca Hamud, enfatizando que hoje o comércio está trabalhando de forma restritiva, e muitos com horários reduzidos. “Não vemos um movimento grande no comércio, pois o momento pede para que as pessoas fiquem em casa, não sai para a rua, mas é bom salientar que apesar que o consumidor não venha, o comércio está atendendo de segunda a sexta, bem como funciona por entrega, por atendimento via aplicativo de mensagem ou pelas redes sociais. Então é bom a gente destacar também que mesmo que o consumidor não possa estar vindo ao centro comercial ele tem as opções digitais para realizar a sua compra”, completa.
O presidente do Sindilojas, Said Kaled Omar, enfatiza que a expectativa é de que haja uma melhora, pois o mês de março deixou muito a desejar ao comércio. “Mas especificamente quanto às vendas de Páscoa na verdade a maioria das lojas não vai investir em chocolates, apenas os mercados e minimercados. Creio que a esperança é o final de mês, quando as pessoas possam gastar um pouco mais. Nesta data as crianças não querem roupas, mas chocolates. Vale também destacar que o consumidor está com o orçamento apertado, e só vai ser gasto o necessário. Com isso, nós precisamos nos reinventar para acompanharmos a evolução das coisas”, externa Said. A mensagem dos representantes das entidades classistas é para que os consumidores acreditem no comércio local, pois esta valorização além de gerar empregos movimenta a economia da cidade. As lojas em Paranaguá, por determinação do decreto municipal N.º 2.529, abrem de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, ficando fechadas aos finais de semana.
As lojas abrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
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