conecte-se conosco

Economia

Aciapar ressalta expectativa na melhor temporada pós-pandemia em Pontal do Paraná

Vice-presidente, Roberto Stelmacki Júnior, ressaltou alta movimentação no comércio desde o início do mês

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná/Arquivo

A melhor temporada de verão no período de pós-pandemia é aguardada em Pontal do Paraná no período mais importante do ano para a movimentação de turistas no setor comercial. É o que afirma o vice-presidente da Associação Comercial de Pontal do Paraná (Aciapar), Roberto Stelmacki Júnior, que ressaltou que o aumento na movimentação de turistas e clientes nas lojas já é percebido desde o início de dezembro, algo que deve se intensificar no Ano Novo, salientando também que o perfil de consumo no município mudou, com temporadas menos longas e movimentação geral positiva o ano todo, tanto de visitantes, quanto dos próprios moradores, garantindo a sustentabilidade do comércio pontalense. 

“Já percebemos um aumento de movimento desde o início do mês. Estamos otimistas, as vendas desta temporada certamente vão superar a última. Alguns setores e segmentos mais, como alimentação e bebidas, outros como calçados e vestuário menos”, afirma o vice-presidente, salientando que a expectativa é de que as vendas aumentem em 15% com relação ao ano passado no Natal, período que intensifica a movimentação. “Porém, nosso pico de vendas, historicamente,  ocorre no Ano Novo”, explica.

Stelmacki Júnior salienta que a temporada de verão, abrangendo Natal, Ano Novo, férias e Carnaval, representa o momento de “ganhar” para o empresário do litoral. “Mas há de se registrar que o perfil de consumo mudou bastante. Não temos mais longas temporadas. E o consumo geral durante o ano é  bom, pois temos muitos moradores  que consomem periodicamente e que garantem a sustentabilidade do comércio e da prestação de serviços”, salienta.

“Será uma excelente temporada,  a melhor do pós-pandemia”, afirma o vice-presidente da Aciapar, Roberto Stelmacki Júnior (Foto: Arquivo Pessoal)

“Ano Novo e Carnaval são nossos dois picos, nossos recordes de visitantes, onde a população  flutuante  chega próxima de meio milhão de pessoas. Nessas duas festas os setores mais privilegiados são a alimentação e a comercialização de bebidas. Além disso, no Réveillon geralmente temos muito consumo de vestuário, visto que as pessoas deixam para comprar a roupa branca de última hora”, ressalta o vice-presidente. 

Com relação ao horário de atendimento no Natal e Ano Novo, o representante da Aciapr ressalta que cada setor segue uma regulamentação própria acordada entre os sindicados, entretanto, no geral, o comércio deverá atender até às 21h nos dias 24 e 31 de dezembro, sendo que na semana do Natal as lojas estarão abertas até às 22h, com alguns segmentos se estendendo até mesmo com funcionamento até às 23h ou 0h. “Resumindo: será uma excelente temporada,  a melhor do pós-pandemia”, finaliza Roberto Stelmacki Júnior.

Ano Novo e Carnaval representam melhores momentos de lojistas e empresários, principalmente no setor de alimentação e consumo de bebidas (Foto: Ari Dias/AEN)

Em alta