Direito & Justiça

Tribunal de Justiça do Paraná inicia 2.ª fase da Operação Litoral

Serviços jurisdicionais serão disponibilizados durante todo o período de Carnaval

Entre os dias 13 e 24 de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por meio da 2.ª Vice-Presidência, realizará a 2.ª fase da Operação Litoral. Em sua 25.ª edição, a ação conta com a participação do Ministério Público do Paraná (MPPR), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e das Polícias Civil e Militar do Estado, e irá atender as cidades litorâneas de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. 

Nessa época, considerada de “altíssima temporada”, um mutirão é designado para atuar na região prestando informações e orientações acerca de procedimentos específicos no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Referente à área penal, os atendimentos comtemplam crimes de menor potencial ofensivo, como casos de perturbação de sossego.

Nos casos que envolvam o uso de drogas, são realizadas ações por meio do Programa Novas Pontes, iniciativa da 2.ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desenvolvida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) Criminal e pela Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU).   

Os atendimentos serão diários, no período da manhã, entre 8h e 13h, com exceção do dia 19 de fevereiro, e realizados nas Comarcas de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. 

Juizado Móvel

Estará disponível nesta 2.ª fase a van do Juizado Móvel, que realizará a Justiça Itinerante. A operação contará com equipes capacitadas para a prestação de serviço jurisdicional e para orientar a população nos trechos de orla.      

Confira os locais de atendimentos das comarcas litorâneas:  

Pontal do Paraná  

Rua Dona Alba de Souza e Silva, nº 1359 – Balneário Ipanema  

Telefone: (41) 3453-8171  

Matinhos  

Rua Antonina, nº 200.  

Telefone: (41) 3453-8100  

Guaratuba  

Rua Tiago Pedroso, nº 417.  

Telefone: (41) 3472-8950  

Sobre a 1.ª fase da Operação Litoral 

Na primeira fase de atuação, realizada entre os dias 26 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023, foram feitas 205 audiências e outras 223 pautadas, 26 transações penais e 49 mandados foram expedidos. Os quase 80 casos relacionados ao uso de drogas foram direcionados por meio do Programa Novas Pontes.    

O programa, criado pela Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) do TJPR, visa a implementação da Justiça Restaurativa para a promoção da cidadania, da garantia dos direitos humanos e encaminhamentos para a Rede de Serviços. Dessa forma, o projeto tem como escopo consolidar a Lente Restaurativa no âmbito do Judiciário e atender a demanda relacionada ao uso e abuso de substâncias lícitas e/ou ilícitas dos Juizados Especiais Criminais.

Com informações do TJPR

Você também poderá gostar

Tribunal de Justiça do Paraná inicia 2.ª fase da Operação Litoral

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Tribunal de Justiça do Paraná inicia 2.ª fase da Operação LitoralAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.