As diretorias da OAB Paraná e da Caixa de Assistência (CAA-PR) inauguraram na noite de quinta-feira, 9, em Paranaguá, a quinta unidade do projeto Escritórios Compartilhados. O espaço na sede da subseção tem quatro estações de trabalho, uma sala para atendimento a clientes e estará permanentemente à disposição dos advogados da região para suporte ao exercício profissional, em especial aos profissionais em início de carreira.
A CAA-PR já mantém unidades em funcionamento nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel e tem projeto para a instalação de novas unidades nas subseções de Campo Mourão, Apucarana e São José dos Pinhais. O regulamento para o uso dos Escritórios Compartilhados está disponível no site da CAA-PR (www.caapr.org.br).
“A ideia de trazer o projeto para nossa subseção surgiu no ano passado, quando trocamos o layout do interior da sede, permitindo o uso de novos espaços. Tenho certeza de que os advogados vão aproveitar muito. Somos 754 advogados, além dos que vêm de fora para audiências na cidade. Com o Escritório Compartilhado e o Centro de Inclusão Digital, o advogado tem toda a estrutura, com equipamentos e pessoal para atendê-lo e prestigiá-lo”, conta o presidente da OAB Paranaguá, Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho, agradecendo o apoio recebido da Seccional e da Caixa de Assistência. “Foi surpreendente. Isso demonstra que o advogado está assistido. O que ele precisa é vir para a instituição e conhecer os serviços oferecidos”, destacou.
Ao descerrar a placa comemorativa da instalação dos Escritórios Compartilhados, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou a presença dos conselheiros federais José Lucio Glomb e Cássio Telles, os quais enquanto membros da diretoria da seccional, foi planejada e construída a sede de Paranaguá. O feito também foi lembrado pela ex-presidente da subseção, Dora Maria das Neves Schüller, que por sua vez ressaltou a participação do próprio presidente Noronha, enquanto esteve à frente da CAA-PR, na concretização do sonho da sede própria.
Para o presidente da Seccional, o projeto dos Escritórios Compartilhados garante dignidade aos advogados. “Temos 67 mil advogados no Paraná. Só na nossa gestão ingressaram 14 mil. Este ano foram aprovadas 14 novas faculdades de Direito no Paraná. Por isso, sabemos das dificuldades dos nossos colegas que, pela irresponsabilidade do MEC e pela massa de profissionais que tem sido lançada no mercado de trabalho, precisa do apoio da OAB”, disse Noronha. Além da oferta de um espaço de trabalho digno, o presidente ressaltou o convênio da advocacia dativa como uma das ações que contribuem para minimizar as dificuldades dos novos advogados.
O presidente da CAA-PR, Artur Piancastelli, lembrou que o projeto dos Escritórios Compartilhados é uma iniciativa de sucesso, criada na gestão anterior, em Curitiba, onde em um ano foram realizados mais de 11 mil atendimentos. “Por conta disso, agora estamos estendendo a todas as subseções, e Paranaguá, com mais de 700 advogados, não poderia ficar de fora”, afirmou Piancastelli.
“Estamos investindo nesse projeto porque, hoje, a advocacia está cada vez mais digital, cada vez mais a distância. Para se investir em um escritório, os custos são elevados, por isso muitos advogados têm optado por trabalhar em home offices, necessitando cada vez menos de uma estrutura física”, ponderou o presidente da CAA-PR. “Curioso que pensamos nesse projeto pensando na advocacia iniciante, mas observamos que também a advocacia mais experiente tem utilizado muito”, disse Piancastelli.
A inauguração foi prestigiada por diretores da OAB Paraná, da CAA-PR, conselheiros estaduais e federais, que depois participaram também do jantar em comemoração ao Dia do Advogado, organizado pela diretoria da subseção.
Fonte: OAB Paraná