conecte-se conosco

Direito & Justiça

Defesa da sociedade, da Justiça e da democracia são alicerces da advocacia

OAB-PR celebra o Dia do Advogado destacando protagonismo da advocacia parnanguara e litorânea

Publicado

em

No próximo dia 11 de agosto (quarta-feira), se celebra nacionalmente o Dia do Advogado, profissão que é essencial para a promoção da Justiça, resguardando a Constituição Federal, os direitos humanos e defendendo continuamente a sociedade e a democracia. A Folha do Litoral News entrevistou representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB/PR) para reforçar a importância da data, assim como destacando a evolução da advocacia, que se adapta aos avanços sociais e tecnológicos, bem como, recentemente, necessitou se reinventar em tempos de pandemia para garantir o exercício do Direito, com prevenção à Covid-19 e recursos digitais para diálogo com os clientes e audiências.

O presidente da Subseção de Paranaguá da OAB/PR, Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho, destacou que a comemoração é alusiva à data de 11 de agosto de 1.827, em que foi instituída a primeira faculdade de direito do Brasil, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo. “Assim a comemoração no dia 11 de agosto marca também a celebração do início do ensino jurídico em território nacional”, destaca, frisando que, segundo a Constituição Federal, em seu artigo 133, afirma que “o advogado é indispensável à administração da justiça”. “Seu mister vai além da defesa de quem representa, assumindo também relevante função social combatendo a injustiça e zelando pelo aprimoramento das instituições da república e do Estado de Direito”, destaca.

“A advocacia é um sacerdócio que exige do profissional responsabilidades, competências, comportamento adequado, qualificações técnicas, resiliência, firmeza e ética”, ressalta o presidente da Subseção de Paranaguá da OAB/PR, Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho

“A advocacia é um sacerdócio que exige do profissional responsabilidades, competências, comportamento adequado, qualificações técnicas, resiliência, firmeza e ética. Não se trata simplesmente de uma mera profissão, mas sobretudo, um encargo público, pois, embora não seja um agente estatal foi elevado ao posto de elemento indispensável à garantia democrática da administração da justiça pelo Poder Judiciário. Na sociedade, o advogado atua preocupado em resolver conflitos promovendo meios para ver triunfar a paz social, realizando um papel que busca a prevalência do império da lei e da justiça, por meio dos instrumentos jurídicos legitimamente previstos no ordenamento pátrio”, afirma o presidente da OAB/PR de Paranaguá.

Defesa da sociedade 

O vice-presidente da OAB/PR de Paranaguá, José Antonio Schuller da Cruz, reforça que a missão da advocacia e da OAB é a defesa da Constituição, bem como da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito e da sociedade

Segundo o vice-presidente da OAB/PR de Paranaguá, José Antonio Schuller da Cruz, a finalidade da advocacia e da OAB, entidade máxima de representação dos advogados no Brasil, é a defesa da Constituição, bem como da ordem jurídica do Estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social. “Devemos sempre pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, bem como promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil. As subseções, enquanto parte autônoma dos órgãos da OAB, possuem as mesmas finalidades, razão que denota a importância da sua existência no âmbito local, sendo uma importante voz da sociedade, pois sua atuação deve estar pautada e comprometida com aquilo que entendemos por um Estado de Direitos”, detalha.

“Quando as leis não são obedecidas, e o arbítrio subjuga a vontade popular democrática, e que é implementada pelo processo legislativo, a sociedade e o indivíduo em si, tem na OAB um porto seguro para promover o necessário antagonismo à tirania e repressão estatal. Buscamos, enquanto dirigentes estar atentos aos movimentos que visam romper com o Estado de Direito ao tempo em que exercemos com dignidade e ética a representação dos advogados, a defesa intransigente das suas prerrogativas, assim como regularidade e disciplina do exercício profissional. É preciso também destacar a estrutura física disponibilizada em nossa sede, em prol do advogado como também para a adequada representação da advocacia em nosso município e em todo o litoral do Paraná”, afirma Schuller da Cruz.

Pandemia e adaptações

Dora Maria das Neves Schuller, conselheira estadual da OAB/PR, destacou que advogados se reinventaram durante a pandemia com ética e competência

Assim como outros ramos profissionais, a advocacia precisou se reinventar em tempos de Covid-19. “A pandemia trouxe desafios a inúmeros segmentos da sociedade, e para com os advogados não foi diferente, exigindo que todos se adaptassem a esta crise que assolou o mundo. Com a paralisação dos serviços judiciários por um período, a suspensão de prazos e outras medidas que foram adotadas, foi necessário que os advogados se reinventassem para se adaptar a esta nova realidade, utilizando-se dos meios tecnológicos de comunicação, para obter contato com clientes, e acesso a servidores do Poder Judiciário e magistrados”, afirma Dora Maria das Neves Schuller, conselheira estadual da OAB/PR.

“Com o escritório digital, a subseção garantiu todas as ferramentas para o advogado permanecer exercendo a profissão diante de todas as dificuldades encontradas, oferecendo espaço para atendimento de clientes, assim como recursos tecnológicos para peticionar e cumprir atos judiciais e administrativos”, afirma Dora Schuller.

7.ª Conferência da Advocacia Paranaense celebrará data

Secretária adjunta da OAB/PR Paranaguá, Nataly Noronha de Lima Rosa, reforça importância da 7.ª Conferência da Advocacia Paranaense

Nos dias 11, 12 e 13 de agosto se realizará a 7.ª Conferência da Advocacia Paranaense de forma gratuita e online. Segundo a secretária adjunta da OAB/PR Paranaguá, Nataly Noronha de Lima Rosa, o evento terá o tema central “Inovação e Transformação: os desafios da nova advocacia”. “A conferência visa proporcionar o debate sobre os desafios que a nova advocacia enfrentará nos próximos anos. Serão mais de 120 palestrantes de destaque na seara jurídica nacional, os quais serão elencados em 21 painéis principais e 60 subtemas com foco nas transformações e nos impactos que no exercício da advocacia. Será a maior conferência realizada no Estado do Paraná, de forma 100% gratuita e on-line. As inscrições são realizadas diretamente no site oficial da OAB/PR www.oabpr.or.br e são abertas a toda sociedade”, complementa.

Mensagens aos advogados

“Ao cumprimentar a advocacia pelo seu dia, enaltecemos a voz da cidadania,  que diuturnamente é defendida nos escritórios de advogados e advogadas, perante os Tribunais e autoridades constituídas”, afirma o presidente da OAB/PR, Cássio Lisandro Telles

O presidente da OAB/PR, Cássio Lisandro Telles, destacou a importância da data e fez questão de conceder uma mensagem pela Folha do Litoral News a todos os advogados de Paranaguá, do litoral e de todo o Estado. “Ao cumprimentar a advocacia pelo seu dia, enaltecemos a voz da cidadania,  que diuturnamente é defendida nos escritórios de advogados e advogadas, perante os Tribunais e autoridades constituídas.  O direito de petição ao Poder Judiciário é do povo brasileiro,  e os advogados são os porta-vozes desse direito. Sem a advocacia não há Justiça. Sem a advocacia não há cidadania. Parabéns aos nossos colegas pelo seu dia”, destaca.

“É com grande honra que saúdo os advogados do Litoral por essa data tão especial, principalmente por ser o berço da colonização do Paraná e, consequentemente, da história da nossa profissão”, afirma Fabiano Augusto Piazza Baracat, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná

“É com grande honra que saúdo os advogados do Litoral por essa data tão especial, principalmente por ser o berço da colonização do Paraná e, consequentemente, da história da nossa profissão. Aqui aconteceram os primeiros embates, sempre tendo o advogado como protagonista na luta por justiça. Esse sempre foi o nosso Norte, razão pela qual somos considerados como essenciais à administração da justiça e invioláveis por nossos atos e manifestações no exercício da profissão, prerrogativas estas que se destinam ao elevado propósito de viabilizar a defesa da integridade dos direitos fundamentais dos cidadãos. Feliz Dia do Advogado! Contem sempre com o apoio e assistência da OABPR e da CAAPR”, finaliza Fabiano Augusto Piazza Baracat, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná.

Fotos: Divulgação

Em alta

plugins premium WordPress