Direito & Justiça

Comissão de Direito Ambiental e Urbanístico da OAB Paranaguá realizou mesa redonda com o tema “ESG em Foco 2025”

Evento abordou conexão do Direito às urgências ambientais, sociais e institucionais da atualidade

1a oab

Mesa redonda reuniu especialistas, autoridades públicas, representantes da iniciativa privada e sociedade civil para discutir desafios ambientais para a promoção de soluções focadas no ESG (Fotos Comissão de Direito Ambiental e Urbanístico da OAB Paranaguá)

Na terça-feira, 9, e quarta-feira, 10, aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Paranaguá (OAB Paranaguá) uma mesa redonda de Direito Ambiental, Impacto Social e Governança Corporativa, organizada pela Comissão de Direito Ambiental e Urbanístico, com o tema “ESG em Foco 2025”. O evento foi capitaneado pelo Dr. Gabriel Cardoso Galli, sócio-fundador do Galli Advogados e presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paranaguá, sendo mediado pelo advogado Dr. Otávio Augusto Alves de Freitas, vice-presidente da comissão.

Segundo a comissão, os palestrantes trouxeram temas pertinentes à legislação ambiental, aos reflexos sociais e os impactos econômicos da governança corporativa, desencadeando importantes debates entre as autoridades públicas, representantes do setor privado, juristas e demais pessoas da sociedade civil presentes no evento.

“No primeiro dia houve participação do palestrante Thales Schwanka Trevisan, gerente de Meio de Ambiente da Portos do Paraná e de Tuany Baron, professora e doutoranda em Direito Empresarial., que contribuíram ao evento quanto a perspectiva corporativa e social, respectivamente”, destaca a organização.

O segundo dia do evento teve uma palestra com a presença da secretária municipal de Urbanismo de Paranaguá, Flávia Garcia Quadros Hacke, abordando a necessidade de desburocratização estatal a fim de buscar um desenvolvimento econômico. “Giovana Hanae Pereira Assanuma Loechel, sócia-diretora executiva da Ambientalli Rede de Negócios Ambientais, contribuiu explicando sobre licenciamento ambiental e os reflexos jurídicos e econômicos na fase anterior ao início da atividade empresarial”, complementa.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

“Na sequência, o palestrante Rafael Galvão, coordenador do Setor de Fauna do Instituto Água e Terra (IAT) – Litoral trouxe os impactos da ausência de diligência prévia nos empreendimentos da região litorânea. Os convidados compartilharam experiências e perspectivas sobre o papel da governança corporativa e das políticas públicas para o atendimento das normas do Direito Ambiental em sinergia com o desenvolvimento econômico local”, ressalta a organização do evento.

Capacitação técnica

WhatsApp Image 2025 09 11 at 15.03.26 1
“Discutir responsabilidade social e medidas preventivas diante dos riscos ambientais é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e equilibrado. A advocacia tem um papel estratégico nesse processo”, ressalta o o presidente da OAB Paranaguá, José Antônio Schüller da Cruz (Foto: Comissão de Direito Ambiental e Urbanístico da OAB Paranaguá)

“A realização da mesa-redonda sobre ESG, impacto social e governança corporativa na área ambiental, nos dias 09 e 10 de setembro, reforça o papel da OAB como espaço plural de diálogo e construção de soluções para os grandes desafios do nosso tempo. Discutir responsabilidade social e medidas preventivas diante dos riscos ambientais é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e equilibrado. A advocacia tem um papel estratégico nesse processo, mas não está sozinha: o evento reuniu profissionais de diversas áreas, demonstrando que apenas com a integração de saberes e esforços é possível avançar”, afirma o presidente da OAB Paranaguá, José Antônio Schüller da Cruz.

Segundo o presidente, com este tipo de discussão, a OAB cumpre com sua missão institucional de fomentar o aperfeiçoamento científico e acadêmico. “Ao mesmo tempo em que contribuímos para o desenvolvimento de leis e políticas públicas mais eficazes. É a OAB, mais uma vez, colocando-se a serviço da sociedade”, destaca Schüller da Cruz.

De acordo com o Dr. Otávio Freitas, vice-presidente da comissão, a mesa redonda reforçou a necessidade da capacitação técnica para a atuação no Direito Ambiental, atrelado à compreensão do ESG como ativo financeiro. “O debate público qualificado é essencial para estabelecermos os caminhos necessários à atuação pública e empresarial alinhada aos pilares ESG, a fim de promover um desenvolvimento econômico e social sustentável”, completa Freitas.

“A iniciativa reafirma o compromisso da OAB Paranaguá em promover espaços de diálogo e conhecimento técnico, contribuindo para fortalecer práticas sustentáveis e ampliar a conscientização sobre os desafios ambientais e urbanos locais”, finaliza a Comissão de Direito Ambiental e Urbanístico da OAB Paranaguá.

Com informações da Comissão de Direito Ambiental e Urbanístico da OAB Paranaguá


Comissão de Direito Ambiental e Urbanístico da OAB Paranaguá realizou mesa redonda com o tema “ESG em Foco 2025”Avatar de Redação

Redação

Você também poderá gostar