conecte-se conosco

Direito & Justiça

27.ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa é realizada pelo TJPR

Campanha promove diversas ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado

em

Semana da Justiça
Foto: Divulgação/TJPR

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou na segunda-, 19, durante a Sessão do Órgão Especial, a abertura da 27ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. A campanha é organizada no Estado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal e vai até o dia 23 de agosto.   

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais da Justiça Estadual de todo o país, a iniciativa busca ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.      

No Paraná, além de propiciar a celeridade na tramitação dos casos, também serão realizadas diversas ações preventivas e de reflexão para ampliar o debate sobre temas relacionados à mulher e à questão de gênero.

“Essa é uma problemática muito sensível. Precisamos falar desse tema e combatê-lo. Nessa semana realizamos uma mobilização por meio de mutirões de audiências e júris, palestras, rodas de conversa e divulgação de projetos. Em todo o estado, fomentamos que magistrados e servidores promovam essas ações. Queremos mostrar para a sociedade a participação do Poder Judiciário nesse enfrentamento”, explicou a coordenadora da Cevid, desembargadora Ana Lúcia Lourenço. 

Presente na abertura oficial da Semana Nacional da Justiça pela Paz em casa, o coordenador de Planejamento Estratégico e Grupo de Vulneráveis da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp-PR), Leonardo Bueno Carneiro, ressaltou a importância das parcerias interinstitucionais no combate à violência contra a mulher.

“É extremamente relevante esse intercâmbio entre as instituições para que a gente possa integrar tanto o sistema de segurança quanto o sistema de justiça. Dessa forma, vamos ser muito mais efetivos nessas ações de combate”, disse Carneiro. 

Confira a programação da Semana da Justiça:

– 19/8 (10h às 17h) – I Encontro de Instituições Facilitadoras de Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Autores de Violência Doméstica e Familiar da Cidade de Curitiba; 

– 20/08 (9h às 12h) – Reunião do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres; 

– 21/08 (9h às 12h) – Projeto Pesquisa Ação nas Escolas Cevid/Educatron com visita e transmissão de vídeo educativo nas escolas estaduais do Paraná; 

– 29/08 (17 às 19h) – Segunda jornada do programa Cevid Orienta. 

Outras ações estão programadas em diversas outras comarcas do Estado. 

Com informações do TJPR

Em alta