Dia das Mães

Comércio de Paranaguá funciona em horário especial para o Dia das Mães

Lojas ficam abertas até mais tarde em função da data comemorativa

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranaguá e o Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá estabeleceram, em comum acordo, um horário especial para o funcionamento das lojas em função das compras para o Dia das Mães, que é considerada a segunda data comemorativa de maior movimento para o comércio no ano, só ficando atrás do Natal.

Na sexta-feira, 7, as lojas abrirão às 9h e fecharão às 20h. No sábado, 8, véspera do Dia das Mães, o comércio abrirá as portas às 9h e seguirá com atendimento ao público até às 19h. No domingo, 9, todas as lojas estarão fechadas. “As horas extras serão pagas conforme CCT, podendo também ser descontada em banco de horas para as empresas que já possuem banco de horas (Covid-19), o almoço para cada funcionário terá o valor de R$ 16,00 para os funcionários que trabalhem período inteiro e tiverem o horário de almoço reduzido (mínimo 1 hora). Este acordo tem abrangência em toda a sua base territorial no litoral do Paraná”, informou o sindicato.

De acordo com Anwar Hamud Hamud, diretor da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), as lojas estão seguindo todas as orientações dos decretos municipal e estadual em relação ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. “É importante que o comerciante tenha essa consciência e que ele prepare a sua loja para o consumidor. Que todos os protocolos de saúde e segurança sejam seguidos com a disponibilização do álcool em gel, oriente o consumidor sobre o distanciamento social e uso da máscara de proteção. Que todos tenham esses cuidados, pois a data é muito especial e esperada, então o comerciante tem que estar mais atento e divulgar sempre sobre a prevenção e combate ao novo Coronavírus. Ao mesmo tempo em que é importante que o consumidor prestigie o comércio local”, ressaltou.

Com o horário especial, o consumidor pode se organizar e procurar as lojas para realizar as compras, tendo em vista que no domingo o comércio não funciona. Hamud destacou que as pessoas devem prestigiar o comércio local, seja na área central ou nos bairros, pois com isso o cidadão fomenta a economia no município, gerando também emprego e renda.

204m95rd 1620335250

O diretor da Aciap destaca que, mesmo com a pandemia, o movimento é considerado bom no comércio parnanguara desde que o decreto permitiu o funcionamento das lojas, mas informa que as vendas ainda estão fracas em relação à data comemorativa. “Nós estamos acompanhando uma retomada gradual do comércio e economia local e esperamos que vá melhorando nos próximos meses até a chegada do Natal”, comentou Hamud.

“No domingo, 9, comemoramos a 1.ª data mais aguardada do ano pelo comércio local e a 2.ª data com maior número de vendas no ano, o Dia das Mães é uma data que já está se tornando mais atrativa que o Natal e devido à pandemia da Covid-19 está mudando muito os hábitos de consumo. É importante reforçar que o consumidor local aproveite e venha ao centro efetuar suas compras e evitar aglomerações e compras de última hora, os canais digitais oferecem uma opção para que o consumidor local evite aglomerações desnecessárias, também reforçar que o uso de máscara é obrigatório para realizar suas compras no comércio local e sempre buscar higienizar as mãos. É muito importante que o consumidor local valorize e prestigie o comércio local nesse momento que estamos passando, pois garante o sustento de muitas famílias que dependem do comércio, só conseguiremos passar por essa crise juntos”, finalizou Anwar Hamud Hamud, diretor da Aciap.

Você também poderá gostar

Comércio de Paranaguá funciona em horário especial para o Dia das Mães

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.