conecte-se conosco

Dia da Mulher

Paranaguá inicia programação em homenagem à semana da mulher

Jornalista Silvia Valim palestrou sobre “O que eu falo transforma”

Publicado

em

Na tarde de segunda-feira, 7, o município de Paranaguá deu início à vasta programação especial em homenagem ao Dia da Mulher com uma palestra no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar).

Com o tema “O que eu falo transforma”, a jornalista e professora Silvia Valim transcorreu sobre o assunto diante de um público feminino que atua da área da educação em Paranaguá. “Somos acostumados a julgar com base no que vemos e ouvimos, mas nem sempre compreendemos realmente o que está acontecendo. Em uma sociedade cada vez mais polarizada, precisamos conquistar uma comunicação pacífica, livre de egocentrismo”, divulgou a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá.

Jornalista Silvia Valim palestrou para as profissionais da área da Educação de Paranaguá

A jornalista Silvia Valim comentou sobre o tema abordado na palestra para as mulheres presentes no evento e do convite que recebeu da Prefeitura de Paranaguá. “Eu estou muito grata em poder participar de um momento como este que celebra a mulher parnanguara, que tem uma grande importância e um simbolismo fundamental para a mulher do litoral paranaense. E aqui abordamos o quanto nós temos o poder de transformar vidas por meio da comunicação, mais do que isso, por meio da nossa história. Nós precisamos ser incentivadas e motivadas diariamente a entender que somos mulheres com história”, destacou Valim.

O evento teve a organização da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) e contou com a participação de servidoras municipais, com o vínculo na educação, seja professora, educadora, pedagoga, diretora, agente educacional, secretária, além da equipe da Semedi e de secretárias de outras pastas da administração pública municipal, além da primeira-dama do município, Amanda Roque.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná e contou com a presença de secretárias municipais e da primeira-dama Amanda Roque

“Para nós da Secretaria de Educação é uma honra abrir o evento da Semana da Mulher Parnanguara trazendo a Silvia Valim com uma mensagem tão importante para todas essas mulheres. A nossa intenção é que a fala da Silvia entre nos ouvidos e corações das profissionais que aqui estão e possam ecoar dentro das nossas instituições. Quando a mulher acredita em quem ela é e que ela pode estar onde ela quiser, eu acredito que o mundo vai avançar cada vez mais”, disse a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier.

No hall de entrada do auditório foi montada uma exposição com mulheres que trabalham em vários setores da educação. Fotos e frases de superação marcam essa exposição com o intuito de destacar o empoderamento de cada uma delas que seguem trabalhando em diferentes áreas do meio educacional. São mulheres escolhidas pela equipe da Semedi que organizou todo o evento.

“Nós devemos ter orgulho de quem somos, de onde nós chegamos e sermos gratas por tudo o que somos, porque isso faz parte da nossa história, sendo ruim ou não. Isso é um fato. Voltar atrás não dá, arrependimentos existem, mas voltar atrás não dá. De que forma eu posso transformar vidas, levar luz a essas vidas. Eu vim trazer um pouco disso, da comunicação empática, comunicação não-violenta, e isso faz parte do nosso dia a dia e podemos transformar outras pessoas de posse desses conhecimentos”, finalizou a jornalista Silvia Valim.

Com o tema empoderamento e superação, o evento, ao longo da semana, contará com exposições, rodas de conversa, além de seminários e palestras.

PROGRAMAÇÃO

– Terça-feira (08/03)
Dia da Mulher – Conexões Afroparnanguaras. Local: Casa Monsenhor Celso e Casa Brasílio Itiberê/ Biblioteca Mário Lobo. Atividades: Palestras, premiação, desfile de turbantes e atividades culturais. Horário: 14h30.

– Quarta-feira (09/03)
Roda de Conversa/ Dinâmica do Espelho. Local: Estação Ferroviária. Horário: 11h. Benção às mulheres com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo padre Fábio Lima. Local: Estação Ferroviária. Horário: 12h.
Seminário sobre conscientização sobre violência doméstica com a Juíza Cíntia Graeff. Público Alvo: Rede de Proteção / Conselho da Mulher/ Procuradoria da Mulher. Local: Auditório do Senac. Horário: 14h.

– Quinta-feira (10/03)
Dia de Beleza para Mulher. Local: Terminal Rodoviário Urbano. Atividades: Premiação, artesanato, produtos de beleza, maquiagem e cosméticos, massagens, Oficina de artesanato auriculoterapia, hipoterapia e outras terapias alternativas, Cursos gratuitos (UNESPAR) e outros serviços. Horário: 10h às 17h.

– Sexta-feira (11/03)
Feira de Serviços da Secretaria Municipal de Gabinete Institucional. Local: Ginásio Poliesportivo “João Hélio Alves” no Jardim Esperança. Horário: 10h às 17h. Atividades: Feira da Empreendedora (Câmara Municipal – Procuradoria da Mulher e Secretaria Municipal Indústria e Comércio SEMICOM). Exposição de obras de arte do acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULTUR. Exames de prevenção de doenças (preventivo) (Primária – Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA). Cadastramento do Auxilio Brasil e atualização cadastral (Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS). Orientação para empreendedoras (Secretaria Municipal de Trabalho – SEMTRA). Vagas de emprego, Banco do empreendedor, Sala do empreendedor com abertura de MEI (SEMTRA-SINE). Vagas de cursos (Provopar). Orientação DST (Vigilância – SEMSA). Vagas EJA (SEMEDI). Aulão de Defesa Pessoal (Bruna Paiffer). Palestra Lei violência doméstica (Guarda Civil Municipal – GCM).