conecte-se conosco

Dia da Mulher

Mãe, esposa, influencer e dona de casa: Giovana é exemplo da pluralidade da mulher

Com 148 mil seguidores no Instagram, ela divide a rotina e incentiva o autocuidado

Publicado

em

Mãe de gêmeos, casada há 10 anos, Giovana Aparecida Antunes Teixeira tem mostrado em seu perfil no Instagram, no @dona.decasagi, a vida real da mulher que, mesmo com tantas tarefas diárias, não deixa de correr atrás dos seus objetivos. Na internet, leva receitas e dicas de rotina em casa, mas também incentiva as seguidoras a cuidarem de si mesmas, a melhorarem sua autoestima e a dividir as tarefas com os demais integrantes da casa.

Giovana é formada em Administração com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduada em finanças e Recursos Humanos. Mas, é na internet que tem encontrado sua vocação. Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, no dia 25 de maio de 2020, ela decidiu postar a sua rotina com os gêmeos Ítalo e Maitê.

“As crianças chegaram com o bilhete da escola dizendo que iam ficar 15 dias em casa. O tempo passou e eu comecei a ficar bem ansiosa, conversando só com duas crianças de quatro anos. Já acompanhava alguns perfis no Instagram e decidi criar um para dividir com as outras mães que estavam em casa, para conversar com mais pessoas. Em um domingo à tarde coloquei uma receita de bolo de chocolate e meu primeiro seguidor foi meu marido”, contou Giovana.

Atualmente, o perfil no Instagram está com 148 mil seguidores, além de 220 mil no TikTok e 220 mil no Kwai. “A internet me mostrou que nem sempre o que é simples para mim, é para outras pessoas. Começaram a me perguntar o que eu usava para limpar o banheiro, como eu lavava as roupas, quais produtos eu usava, como montava as lancheiras das crianças. Fui aprendendo na prática e fiz alguns cursos para usar melhor os aplicativos”, afirmou Giovana.

Autenticidade

Com o tempo, ela foi ganhando destaque e as marcas reconheceram seu trabalho. Hoje, ela já trabalha com campanhas de marcas nacionais. Porém, prefere ser autêntica e mostrar somente aquilo que realmente testa, gosta e consome em sua casa.

“Meu primeiro recebido foi uma pizza de uma amiga que tem uma pizzaria. Mas, meu primeiro trabalho reconhecido financeiramente foi uma campanha que fiz para uma marca de produtos de limpeza, fui embaixadora da marca em Paranaguá. Já fiz outras campanhas maiores que foram monetizadas e também algumas coisas na cidade. Mas, não trabalho com essa política de parceria ou recebidos, só indico coisas que eu uso. Recebi uma proposta de uma grande marca de refrigerante, com um valor muito bom e eu recusei porque fugia dos meus princípios, minha família não consome. Prefiro dizer não porque influencio outras pessoas e não é essa imagem que quero levar. Não é só por dinheiro que faço, é por carinho”, disse.

Giovana é casada há 10 anos com Rafael e mãe dos filhos gêmeos ítalo e Maitê, de seis anos
Foto: Arquivo pessoal

Valorização

Além de mostrar dicas para cuidar da casa e solucionar dúvidas das seguidoras, Giovana levanta a bandeira do autocuidado para as mulheres. “A gente precisa se cuidar, a gente vem antes da casa. Isso não é egoísmo, a gente precisa estar bem para cuidar do nosso lar e da nossa família, se você não cuida de você, não está cuidando de ninguém. Precisamos de uma hora de atividade física, pode ser correr no parque, pular corda, existem muitos treinos on-line. Eu digo isso para as mulheres, temos que valorizar o quanto é puxado em casa, mas isso tem que começar por nós. Não podemos nos colocar para baixo, nosso trabalho em casa é muito importante, somos exemplo para os nossos filhos”, analisou Giovana.

Não é um conto de fadas

Em seu perfil, ela enaltece que, apesar de mostrar tratamentos estéticos, atividades físicas com acompanhamento e alimentação balanceada, sua rotina, assim como tantas outras mulheres, está longe de ser um conto de fadas.

“As pessoas não podem se basear em 15 segundos que elas veem nos stories. A nossa vida é tão corrida e, às vezes, escutar que vivemos em um mundo de fadas de uma mulher é muito triste. Eu vejo que as seguidoras se identificam comigo porque se um bolo queima, eu mostro, porque não consigo consumir um conteúdo cor de rosa, onde só postam as coisas bonitas. Eu mostro a vida de uma mãe real, o que deu certo, o que não deu, vejo que tem essa conexão muito forte, elas se sentem próximas de mim por isso”, enfatizou.

Neste ano, depois de promover um curso on-line, ela quer lançar outro com um preço mais acessível para atingir mais mulheres e também publicar  conteúdos em seu canal no YouTube. “Quero alimentar mais esse canal, assim como as outras redes sociais”, afirmou.

Recado

“Meu recado para as mulheres neste dia é para que se cuidem, valorizem sua rotina, sejam donas da casa, da vida, da sua organização, estamos à frente de tudo, sem se cobrar tanto. A gente cria uma imagem através da rede social de que tudo tem que estar perfeito e pontuamos apenas o que não conseguimos fazer. A gente não precisa dar conta de tudo, temos que fazer as coisas acontecerem de forma leve. Temos que criar conexão com as crianças, são momentos únicos, com o esposo, se auto cuidar, não importa se você pode ir ao salão ou fazer as coisas em casa. Procure alternativas e tenha um momento para você. Temos que nos cuidar em primeiro lugar”, concluiu Giovana.