conecte-se conosco

Editorias

Defesa Civil está em alerta em Paranaguá devido à maré alta

Fenômeno aconteceu durante a quinta-feira, 8, em Paranaguá e no litoral

Publicado

em

Município informa que não foram constatados danos físicos a moradores

Durante esta quinta-feira, 8, foi perceptível em diversos bairros e ilhas de Paranaguá e do litoral o fenômeno conhecido como “maré alta”, que é a subida da maré do oceano e rios acima do normal, devido a condições meteorológicas. O fenômeno foi alertado pela Marinha do Brasil no início da semana  no litoral do Paraná com a ocorrência de ressacas na região. Apesar da subida de rios e mar, segundo a Defesa Civil Municipal, nenhum dano físico foi causado aos moradores até a sexta-feira, 9. 

“A maré alta, sem chuva, nos coloca em alerta para monitoramento nas áreas ribeirinhas para onde a Defesa Civil se deslocou”, informa a assessoria do município. De acordo com a corporação, prejuízo matérias são esperados em alguns locais devido à proximidade com que as casas são construídas aos rios, baía de Paranaguá e mar. “Entretanto, dano físico e a vida de moradores não foram constatados pela nossa equipe”, informa

” As equipes de Defesa Civil estão atuando com o monitoramento, assim constatada a necessidade as famílias são levadas para um abrigo ou para casa de parentes. Como essa ocorrência é tipica da região, não havendo agravante com a chuva, há uma negativa pelos moradores em sair de suas residências, com medo de arrombamentos e furtos”, afirma a Defesa Civil de Paranaguá

Orientações

Em caso de maré alta, a Defesa Civil orienta que os moradores levantem os móveis e desliguem a energia elétrica das residências. “Além disso, orientamos que sigam para casa de parentes e se necessário os conduzimos até o local que desejam ir”, informa. 

Contato

Em caso de necessitar de apoio da Defesa Civil, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone 3420-2944, no horário das 8h às 19h, ou pelos telefones 153 e 199 com atendimento 24 horas. 

Em alta