conecte-se conosco

Cultura

Secultur promove visita ao IHGP na semana de celebração ao Patrimônio Histórico

Várias ações estão sendo realizadas durante a semana alusivas ao Dia do Patrimônio Histórico

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), está realizando diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto.
As ações iniciaram na segunda-feira, 14, e seguem até o dia 19 de agosto, com atividades técnicas, atrações culturais e visitações guiadas.

Na quarta-feira, foi realizada a palestra do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), sobre o papel das entidades no Patrimônio Histórico e Cultural, na Estação Ferroviária de Paranaguá, e das 14h às 17h, assistência técnica do CAU para arquitetos que atuam ou pretendem atuar no patrimônio histórico.

No período da tarde, foi realizada uma visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, conforme comenta o superintendente de Infraestrutura da Secultur, Adan Carlos.

“Essa visita é importante para a gente entender qual é o trabalho desenvolvido pelos voluntários que estão no Instituto e passando para a nova geração. A gente está trazendo os nossos estagiários para eles entenderem a importância do IHGP dentro do município de Paranaguá e verem a necessidade do material, da história e não aquela história só por internet,  mais vindo ver como foi a formação de todo este apanhado histórico em que o Instituto é guardião e possui”, comenta Adan, informando que na quinta-feira, 17, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, acontecerão apresentações no MAE/UFPR, com intervenções culturais, como Boi de Mamão, Fandango e Capoeira, às 18 horas. “Convidamos a todos a estarem presentes nos eventos, e enfatizar que nós da Secultur estamos realizando ações a semana toda com várias intervenções culturais em todo o município de Paranaguá”.   

A presidente do IHGP, Simone Pereira Mello, recebeu a equipe da Secultur, e junto com membros do sodalício falou da sua importância para a guarda da cultura, história e geografia da Cidade Mãe do Paraná. “Esse é um evento de grande importância para todos nós, associados e diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá porque acredito que o maior patrimônio que a gente tem é a nossa história, e aqui dentro do Instituto nós temos a história de Paranaguá, do Paraná e a também de alguns brasileiros que por aqui passaram. Então para nós essa visita, esse encontro deles aqui dentro do IHGP  é uma oportunidade de verem como está a casa deles,  é pertencimento e faz parte da história deles. Então é muito bom receber esse evento e trazê-los aqui para conhecer e para ouvir um pouco o que tem dentro do Instituto e o quão importante é para a nossa Paranaguá”, disse a presidente, reiterando que o IHGP está de portas abertas para toda a população. “É uma grata satisfação receber o encontro aqui, e desde já tendo encontro ou não, nos colocamos de portas abertas para toda a nossa população. Venha conhecer e você vai ficar muito feliz”, completa.

Ainda dentro da programação acontecerão os seguintes eventos:

Na sexta-feira, 18, às 9h, assinatura do Protocolo de intenções pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque e representantes do IPHAN (superintendente Fabiana Moro Martins e a técnica Sandra) e UFPR (Rodrigo Jabor) – Canteiro Modelo de Conservação no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

Às 11h30, saída da visita guiada, que se concluirá na Igreja Matriz às 12h30 (apresentação dos ciclos históricos de Paranaguá).

No sábado, 19, em dois horários, às 10h e às 14h30, acontecerá a visita guiada com a guia professora mestra Marcela Bettega no Centro Histórico. O ponto de encontro será na Casa Monsenhor Celso.  Inscrições através do link: https://forms.gle/dVpYa3AQkqGGQNEt9
Os inscritos nas atividades realizadas durante a semana receberão certificado para horas complementares.

Publicidade






Em alta