conecte-se conosco

Cultura

Na Semana do Livro, Biblioteca Municipal Leôncio Correia cria sistema “Pegue, Leve & Leia”

Moradores podem pegar um exemplar de forma gratuita

Publicado

em

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto n. º 84.631 de 9 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro. Para comemorar a data, a equipe da Biblioteca Municipal Leôncio Correia, em Paranaguá, teve a ideia de implantar o sistema “Pegue, Leve & Leia”.

O leitor que comparecer até o expositor, localizado na entrada da biblioteca, diante das inúmeras obras expostas, poderá escolher uma ou mais delas e levar, de forma gratuita, para ler em casa sem a necessidade de devolver depois.

A Biblioteca Municipal Leôncio Correia funciona nas dependências da Secretaria Municipal de Educação (Semedi), localizada na Avenida Gabriel de Lara. 

O bibliotecário, Marcelo Luiz Viana Borges, explicou o objetivo da Semana do Livro em Paranaguá. “O período tem como objetivo incentivar a leitura e o apreço por materiais bibliográficos; a construção do conhecimento através do livro; e prestar acesso à informação por meio de manifestações artísticas e culturais”, disse Marcelo.

“O período tem como objetivo incentivar a leitura e o apreço por materiais bibliográficos”, destacou o bibliotecário Marcelo Borges
Foto: Divulgação Semedi

Segundo ele, a biblioteca é tida como instituição participante da vida social, cultural e educacional da sociedade brasileira. “Onde as personalidades que se destacaram através de suas obras literárias são homenageadas. Além disso, a comemoração visa também divulgar a profissão do bibliotecário e possibilitar a atualização e o desenvolvimento deste profissional”. Afirmou Marcelo.

Desta forma, está é uma semana de comemorações de caráter cultural e popular. “Em todo o Brasil, diversas entidades articulam atividades voltadas para a democratização do acesso ao livro e às bibliotecas. O evento é gratuito e voltado ao interesse público”, destacou Marcelo.

Incentivo à leitura

“A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e, quando estimulada desde a infância, os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as pessoas desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa”, enfatizou o bibliotecário Marcelo.

plugins premium WordPress