No dia 5, a partir das 19h30, será apresentada no Teatro Municipal Rachel Costa, em Paranaguá, a peça teatral "Júlia na Janela", em referência à poetisa Júlia da Costa. O evento é organizado pelo Rotary Club de Paranaguá-Rocio, Rotaract Club de Paranaguá Rocio, Interact Club de Paranaguá Taguaré e Instituto Peito Aberto.
A peça abrirá os trabalhos para uma campanha especial que vem sendo realizada todos os anos para conscientizar mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. No dia 5, haverá a presença, inclusive de algumas das mulheres atendidas pelo Instituto Peito Aberto, que foca também na prevenção e auxilia no tratamento em Paranaguá.
Para participar do evento, a comunidade só precisa levar no dia 5 um ou mais alimentos não perecíveis. Posteriormente, o Instituto Peito Aberto fará a distribuição tendo em vista a necessidade de assistência às pacientes em tratamento de câncer de mama, atendendo Paranaguá e todo o litoral paranaense.
Apresentação acontece no dia 5, no Teatro Municipal Rachel Costa, às 19h30
“JÚLIA NA JANELA”
Interpretado pela atriz Eliane Martins e com texto de autoria de Teresa Teixeira de Brito, a peça “Júlia na Janela” conta a história da poetisa parnanguara em forma de monólogo. De acordo com informações divulgadas pela organização do evento, o texto aproveita parte dos poemas da autora e brinca com os mitos que a envolvem. “Ela teve um grande amor e escreveu muitas cartas enquanto esteve distante da sociedade. No espetáculo, a própria Júlia conta isso ao público”, comentou a pesquisadora Teresa Britto.
No palco, a atriz e professora universitária Eliane Martins interpreta a protagonista. “Essa homenagem começou com uma brincadeira, mas virou uma peça que divulga o trabalho maravilhoso desse ícone da literatura paranaense”, comenta a atriz.
Além de interpretação, o monólogo tem a participação do músico paranaense Manoel Anísio Moscalewski, que musicalizou alguns dos poemas de Júlia da Costa. O objetivo da peça é contar um pouco da vida e obra da poetisa parnanguara, movida por intensas atividades culturais.
A autora do texto, Teresa Teixeira de Brito, é uma das maiores autoridades em Júlia da Costa e Brasílio Itiberê de Lima. Professora da UFPR aposentada, vice-presidente do Centro Feminino de Cultura, Diretora do Centro de Letras do Paraná e produtora consagrada e reconhecida no Estado.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Paranaguá, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Centro de Letras de Paranaguá, Teatro Municipal Rachel Costa, Rádio Ilha do Mel FM, Jornal Folha do Litoral News, Paranaguá Criativa e Cardume Fotográfico.
Peça "Júlia na Janela" – Abertura do Outubro Rosa em Paranaguá.
Dia: 5 de outubro de 2017 (quinta-feira).
Horário: 19h30.
Entrada: Alimentos não perecíveis.
Local: Teatro Municipal Rachel Costa (Rua XV de Novembro, 87 – Centro Histórico de Paranaguá).
Classificação: Livre.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (41) 99980-3179.