A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, realizou a recuperação e manutenção da Praça Joaquim Tramujas, no Centro Histórico, incluindo a revitalização do busto do Professor Cleto, que fica situado na localidade. Em fevereiro, a pasta também realizou a revitalização do Bebedouro e Chafariz de ferro “Outono” que ficam localizados na Praça de Eventos. De acordo com a pasta, a recuperação do patrimônio cultural e histórico é uma prioridade da gestão do prefeito Adriano Ramos.
“Entendendo que a recuperação do patrimônio cultural é importante para preservação da identidade de uma comunidade, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico dedica-se à restauração e revitalização de monumentos históricos de Paranaguá”, afirma a assessoria da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.
Segundo a pasta, nesta semana os funcionários e equipes estão realizando a recuperação dos postes da Praça Joaquim Tramujas, bem como do busto de José Cleto da Silva, conhecido como Professor Cleto. Este monumento, erguido nas primeiras décadas do século XX no Brasil, destaca-se por ser o primeiro no Brasil a homenagear um professor.

Praça de Eventos
Em fevereiro, a secretaria realizou a revitalização do Chafariz e do Bebedouro da Praça de Eventos. Segundo a assessoria, ambos os monumentos são históricos. O Bebedouro foi o segundo restaurado pela atual gestão, junto com o Chafariz de ferro “Outono”, ambas obras de obra da Fundição Val D’Osne, uma importante fundição francesa, e sua figura central foi criada por Mathurin Moreau, famoso escultor da França nascido em 1822.
“A Praça de Eventos de Paranaguá foi construída em 1998, em comemoração aos 350 anos da cidade e abriga monumentos históricos importantes, como o chafariz que marcou a distribuição da água encanada na cidade no início do século, o obelisco que comemora a elevação de Paranaguá a município e o bebedouro que antigamente saciava a sede dos animais”, afirma a Prefeitura de Paranaguá, por através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Segundo o município, desde o início da atual gestão, “a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico está resgatando a história da cidade, através do restauro de monumentos e peças importantes que contam a história de Paranaguá ao longo dos anos”, complementa. “Estamos muito felizes em poder dar uma cara nova, uma nova roupagem aos monumentos que contam a história da Cidade Mãe do Paraná”, afirma Ivan Lapolli Filho, secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
A restauração do chafariz contou com a parceria da empresa Cirlene Tintas, afirma o secretário. “A obra data do ano de 1914 e marca o progresso da cidade com o início da distribuição de água encanada, ela foi encomendada pela Prefeitura de Paranaguá em 1913, no governo do prefeito Dr. Caetano Munhoz da Rocha”, destaca, ressaltando que o monumento é também da Fundição Val D’Osne criada por Mathurin Moreau.

Parceria com setor privado
Um dos focos é a integração entre o Poder Público e setor privado em obras pontuais de Paranaguá, incentivado a participação da sociedade neste processo de pertencimento, algo que ocorreu no restauro do Chafariz. “Nessa parceria todos ganham, a cidade porque fica com um visual melhor e a empresa porque ganha visibilidade e mostra seu compromisso com a cultura e com a história do município. Esta integração pode ocorrer em diversos setores e traz um sentimento de coletividade, assim podemos construir um futuro melhor e para todos”, afirma o historiador, Hamilton Ferreira Sampaio Junior.
O nome do Chafariz de Ferro parnanguara é “Outono”, significando um marco de novo tempo na identidade e orgulho de ser parnanguara. “Ficamos muito felizes com a reforma do chafariz, que foi construído em 1914, demos a ele uma cara nova, agradeço aos nossos funcionários e colaboradores”, finaliza Ivan Lapolli Filho, agradecendo o apoio de outras pastas municipais e iniciativa privada.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá