Na segunda-feira, 31, às 20h, no Teatro Rachel Costa, acontece o lançamento do CD “Memória Musical”. O trabalho faz parte das comemorações dos 85 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), com entrada franca, sendo aberto a toda comunidade.
A ideia principal do resgate histórico é contribuir com a atual geração de estudantes, repassando as músicas que homenageiam Paranaguá. De acordo com a professora Maria Helena Mendes Nizio, presidente do IHGP, todos os anos as professoras, principalmente da rede municipal enfrentam dificuldades para encontrar músicas que falem de Paranaguá. “Vai ser uma forma de resgate musical para nunca ser esquecida, pois o CD contém músicas que foram compostas no século XIX e haviam se perdido com o tempo, como por exemplo, a ‘Marcha Gloriosa’, composta por Benedito Nicolau dos Santos e Leocádio José Correia. É uma música que eu cantava na escola no primário na década de 1940 e 1950. Por sorte encontrei a partitura e ela está ressurgindo após muito tempo”, destacou.
Outra curiosidade do CD é uma canção composta pela poetisa Ada Macaggi. “Ninguém sabia que Ada Macaggi tinha música, porque ela era conhecida como escritora e poeta, e ela foi uma mulher à frente do seu tempo, pois saiu de Paranaguá e foi para o Rio de Janeiro, deixando uma contribuição literária muito grande, e na música também. O CD contém a canção escrita por ela chamada ‘A beira rio’, uma letra lindíssima”, contou.
O CD vai reunir dez canções compostas entre 1850 e 1997, sendo interpretadas pelos corais da cidade, dentre os quais o antigo coral “Vozes da Fafipar”, desativado há 10 anos sendo também resgatado juntamente com o CD. Outros corais como Amigos da Música, Asa Branca e Coral Municipal também integram o CD, dando vida às canções.
As músicas serão apresentadas no dia 31 através de um resgate histórico incluídos em um só trabalho, como, por exemplo: Manhãs de Paranaguá, Exaltação a Paranaguá, Barreado, Minha Velha Paranaguá e outras. As escolas irão receber gratuitamente o CD preenchendo uma lacuna que foi a falta de um CD com as canções da cidade.
A professora Maria Helena também destacou o trabalho técnico e musical da maestrina Marília Cavallari para a gravação do CD, bem como a dedicação do produtor Vanderlei Nascimento do estúdio V-Music. A gravação do CD é uma iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico com apoio da Fundação Municipal de Cultura.