O projeto “Caleidoscópio do Passado: Histórias e Lendas Parnanguaras por Vicente Nascimento Júnior”, é realizado por meio da Lei Paulo Gustavo e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur). O objetivo primordial é a preservação e divulgação das histórias e lendas escritas por Vicente Nascimento Júnior, figura emblemática da cultura parnanguara.
A idealizadora do projeto é Rosana Barroso, curadora, editora e produtora cultural. A iniciativa conta ainda com a participação de Priscila Onório, historiadora, oficineira de literatura e artes visuais; do ilustrador Adriano Barroso Mendes; de Aglaé Gil, revisora ortográfica; de Ceres Martins, assessora de imprensa e mídias sociais; e Márcio Branco, fotógrafo e design.
Segundo informações divulgadas por integrantes do projeto, este surge da necessidade de resgatar e compartilhar a riqueza das narrativas de Vicente Nascimento Júnior, oferecendo à comunidade uma visão única da história local. “A publicação ilustrada não apenas tornará a obra mais acessível, mas também proporcionará uma experiência visualmente enriquecedora, incentivando o interesse pelas raízes culturais da cidade”, informaram.
Desta forma, será publicado um livro, em formato físico e digital, e serão realizadas ações em escolas para adolescentes maiores de 13 anos. “As oficinas de contrapartida contarão com a presença dos estudantes da Rede Pública de Ensino em Paranaguá. As atividades incluem oficinas literárias e artísticas, eventos de lançamento da obra e a geração de conteúdos autorais autênticos”, divulgaram os participantes.
O lançamento do livro está agendado para acontecer na Casa Dacheux, no dia 24 de maio de 2024; e na Câmara Municipal de Paranaguá, no dia 5 de junho. As oficinas de contrapartida estão previstas para o mês de maio, com datas a confirmar.
Sobre Vicente Nascimento Júnior
Nascido em 24 de janeiro de 1880, Vicente Nascimento Júnior deixou um legado como escritor prolífico, político, jornalista e defensor da colonização japonesa no Paraná. Ocupante da Cadeira 37 da Academia Paranaense de Letras, foi o fundador da Federação Espírita do Paraná, prefeito de Paranaguá e de Antonina. Suas contribuições influenciaram a história cultural e literária da região. Sua dedicação culminou na fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.
“Convidamos a todos a se envolverem nessa jornada de resgate e celebração da cultura e história de Paranaguá. Junte-se a nós na preservação do legado de Vicente Nascimento Júnior e na promoção da identidade cultural local”, destacaram os integrantes do projeto.