Cultura

Produção cinematográfica tem cenas gravadas na Associação de Cultura Popular Mandicuera, na Ilha dos Valadares

Filme “Sob o Sol na Cabeça” contará com a participação de artistas locais indicados pela entidade

O longa-metragem latino-americano “Sob o Sol na Cabeça”, da produtora Capuri, tem cenas gravadas nas dependências da Associação e conta a história de duas jovens que estão viajando para realizar um filme (Foto: Mariana Zanette)

O longa-metragem latino-americano “Sob o Sol na Cabeça”, da produtora Capuri, tem cenas gravadas nas dependências da Associação e conta a história de duas jovens que estão viajando para realizar um filme (Foto: Mariana Zanette)

A Associação de Cultura Popular Mandicuera, localizada na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, foi locação para uma grande produção cinematográfica. O longa-metragem latino-americano “Sob o Sol na Cabeça”, da produtora Capuri, tem cenas gravadas nas dependências da Associação e conta a história de duas jovens que estão viajando para realizar um filme. Durante a jornada, elas passam pelo território caiçara, o litoral do Paraná, que se torna parte fundamental da narrativa.

Mariana Zanette, produtora da Associação de Cultura Popular, explica como surgiu o convite para que a Mandicuera se tornasse set de filmagem para o longa-metragem “Sob o Sol na Cabeça”. “A produção do filme esteve aqui visitando há uns 4 meses, nós não estávamos em casa, o salão estava fechado, mas o diretor ficou super curioso e encantado com o lugar e pediu para a que a produção responsável por locações entrasse em contato com a gente”, explica Mariana. 

“Recebemos diariamente artistas do mundo inteiro, pesquisadores, estudantes que buscam nossas tradições, que valorizam a diversidade cultural, e hoje a Mandicuera representa a cultura caiçara. Então, o nosso cenário cultural foi escolhido para fazer parte deste filme”, salienta. 

Mariana destaca que este é o maior envolvimento da Mandicuera com o audiovisual, tanto em termos de equipe quanto pela participação de artistas de renome. “É um orgulho para a gente. Estamos muito felizes de podermos imprimir nas telas a identidade do nosso povo, um fragmento da cultura que ficará registrado para sempre na história”, expressa a produtora. 

Fotos: Mariana Zanette

Artistas locais participarão do longa-metragem

A Associação também indicou artistas locais para a equipe responsável pelo casting do filme. Como resultado, vários colaboradores da Associação participam como figurantes, entre eles Felipe Orlandino, Luma Zanette, Breno Oberdan, Laura Domingues, bem como o Mestre Aurélio, o qual fará uma participação especial.

“A Mandicuera tem envolvimento com o audiovisual desde 2006, quando entrei na associação e comecei fazer os registros do fandango, vídeos educativos e documentários. A Mandicuera já foi set de filmagem para várias produtoras. Fizemos Causos e Causos, videoclipes, documentários e séries”, explica.

Oficinas

Além disso, a Associação de Cultura Popular conta com diversas oficinas. “Tivemos oficinas de figurino, técnico de som, fotografia para cinema e agora algumas pessoas que fizeram o curso estão vendo isso acontecer de verdade na Associação. Só de olhar uma produção tão grande a gente já aprende”, finaliza a produtora. 


Produção cinematográfica tem cenas gravadas na Associação de Cultura Popular Mandicuera, na Ilha dos ValadaresAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

Você também poderá gostar