conecte-se conosco

Cultura

Espetáculo infantil e gratuito “Mudança Climáticas” é apresentado em Paranaguá

“O espetáculo é uma forma de criar uma consciência ambiental nas crianças para que elas atuem como agentes transformadoras do futuro”, destaca o CEO da Iguá Saneamento, Carlos Brandão

Publicado

em

Em comemoração ao mês do Meio Ambiente, a Paranaguá Saneamento, empresa do grupo Iguá Saneamento, patrocina o grupo Teatro sustentável para realização de apresentações da peça “Mudanças climáticas”, que beneficiará diretamente 6 mil alunos da rede pública de ensino.

As apresentações tiveram início no dia 19 de junho, em um total de dez, e o espetáculo conscientiza o público, por meio da arte contemporânea e o encanto do teatro mambembe, sobre o impacto das mudanças climáticas e a importância da preservação da natureza.

Na tarde da quarta-feira, 21, a apresentação aconteceu na Escola Municipal Joaquim Tramujas Filho, no bairro Porto Seguro.

“A peça ‘Mudanças Climáticas’ vem de encontro ao mês do Meio Ambiente e reforça a importância de que o ser humano precisa cuidar do meio e que as mudanças ocorridas no clima atualmente são decorrência das ações dos homens. Além de estimular os estudantes ao gosto do teatro e das artes”, explica Christiane Deucher, idealizadora do Grupo Teatro Sustentável.

O coordenador de sustentabilidade da Paranaguá Saneamento, Edenilson Reveno Machado, faz uma avaliação positiva das apresentações. “Muito positiva. A Paranaguá Saneamento e o Grupo Iguá investem nestas ações, e acreditamos que é de muita valia para o município, porque conscientizarmos as crianças desde já com relação as mudanças climáticas e mostrar para eles de uma forma lúdica e diferente, isso vai fixar neles e refletirá ao longo dos anos”, disse Edenilson enfatizando que os projetos sociais fazem parte das ações do Meio Ambiente.

A Chefia dos Projetos e Eventos das Escolas municipais, Antonelli Floriano, enfatiza que as parcerias sempre são muito bem-vindas e enriquecem o conhecimento dos alunos. “Estas apresentações vêm de acordo com a nossa fala em sala de aula. Nós já temos essa fala pedagógica sobre o meio ambiente e a empresa veio trazer uma fala artística. Então ela enriquece essa parceria com o cuidado com o meio ambiente e traz de uma forma lúdica, colorida e musical. A secretaria de educação de Paranaguá está sempre aberta a essas novas atividades e a empresa é uma grande parceira nossa e estamos aqui sempre para apoiar, e as escolas gostam e aceitam a participação desses artistas que só enriquecem a atividade das crianças”, destaca Antoneli. 

A diretora da Escola Municipal Joaquim Tramujas Filho, Taís Correia Nascimento Ferreira, destacou que a apresentação enriquece o conhecimento dos alunos. “Além da parte cultural, de   fazer com que a criança tenha a possibilidade assistir uma peça de teatro, bem criativa e divertida por sinal, o tema que eles abordaram as mudanças climáticas são de extrema importância para escola, uma vez que as nossas turmas trabalham o tema em sala de aula e até de projetos oferecidos pela secretaria de Educação referente a questões do meio ambiente”, destaca a diretora.

De acordo com o CEO da Iguá Saneamento, Carlos Brandão, o espetáculo é uma forma de criar uma consciência ambiental nas crianças para que elas atuem como agentes transformadoras do futuro. “Estamos trabalhando a responsabilidade social por meio de temas pertinentes que oferecem conhecimento aos estudantes para que eles alcancem a conscientização sobre a importância das mudanças climáticas, unindo as frentes de sustentabilidade, meio ambiente e cultura”, finaliza.

Apresentações

Finalizando com chave de ouro, aconteceu na quinta-feira, 22, às 10h e 13h45, mais duas apresentações desta vez será na Escola Municipal Iracema dos Santos, localizada na Rua Sete de Setembro, s/n, Ilha dos Valadares.

Sinopse da peça

A aventura de “Mudanças climáticas” começa quando dois aventureiros recebem uma mensagem urgente da ursa Rosa, que mora na região Ártica. A carta é um pedido de socorro: o aumento da temperatura está derretendo o gelo e o nível dos mares só aumenta ano a ano. Desesperada, ela perderá a sua casa e precisará procurar outro lugar para morar. “Só nos dois primeiros meses deste ano 536 mil hectares foram perdidos para o fogo. As queimadas influenciam todo o Planeta e precisamos conscientizar as próximas gerações!”, conta Christiane. Durante a peça os dois cientistas mostram, de forma lúdica e divertida, as transformações que o clima da Terra tem sofrido e o que pode acontecer caso algo não seja feito.  A performance cativa e transmite entretenimento que vai além de uma mera história contada. Todos os presentes poderão assimilar o que cada um pode fazer para reduzir os danos, além de conhecer mais sobre as regiões polares da Terra. Serão abordados também, na prática, como utilizar de forma responsável os recursos naturais, como a importância da água, e técnicas de reciclagem conteúdo alinhado a estratégia do Dia Mundial do Meio Ambiente da Iguá – Resíduos e da PNUMA “soluções para a poluição plástica”.

Em alta

plugins premium WordPress