Cultura

Museu da UFPR oferece aos visitantes diversas exposições em Paranaguá

Quatro exposições estão abertas à visitação no Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá

9xpui0ci

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) em Paranaguá, está com diversas exposições abertas ao público neste fim de semana, oferecendo uma rica imersão nas tradições culturais e histórias da região. 

fu8h3qp

Confira as mostras disponíveis a visitação:

Cultura Popular – Assim Vivem os Homens

A exposição de Longa Duração “Assim Vivem os Homens” é um projeto estruturante para a sede expositiva do MAE, sediada em Paranaguá. No final do ano de 2016 foi inaugurado a  apresentação do acervo da Unidade de Cultura Popular do MAE.

qpbmjfa6

O primeiro andar do prédio histórico foi ocupado com objetos que representam diferentes saberes, fazeres e manifestações culturais brasileiras. A exposição trata de temáticas como a produção de cerâmica, cestaria e tecelagem, religiosidade, brinquedos e festas populares.

Mestres do Fandango

A exposição “Mestres do Fandango”, realizada com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá (SECULTUR), presta homenagem aos mestres fandangueiros do litoral do Paraná que tiveram contato com o MAE-UFPR, destacando seu papel na preservação e transmissão de sua viva cultura. 

qont2gb

O Fandango, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, é realizado pelas populações caiçaras do país por meio de elementos como música, dança e instrumentos artesanais.  

A história e a relevância cultural do Fandango são trazidas nesta exposição do MAE-UFPR através da apresentação dos mestres fandangueiros homenageados, por meio de fotos, com o objetivo de ressaltar a importância dessa tradição para as comunidades locais e sua relação com o próprio museu.    

Lagamar: Mariscos, Pessoas e Outras Histórias

A mostra explora a rica região costeira que se estende do litoral sul do Estado de São Paulo até a costa do Estado do Paraná, abrangendo áreas protegidas e uma das regiões mais produtivas do Oceano Atlântico Sul. A exposição lança luz sobre as paisagens de “áreas úmidas ou lagamares,” onde a cultura caiçara é revelada sob a perspectiva da pesca de mariscos, incluindo ostra, berbigão, mexilhão, bacucu, sururu e almeja. Esta exposição convida você a explorar a trajetória socioambiental desse território e a refletir sobre os desafios contemporâneos que enfrentamos.

898e6slu

A exposição, coordenada por Yara Tavares, é resultado da colaboração entre a Fundação Araucária, UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná, IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, FUNDEPAG, Instituto de Pesca, e o MAE-UFPR – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

Yga-Miri: A Canoa de Ciudad Real del Guairá

Desde 2018, devido a um projeto de arqueologia compartilhada conduzido pelo IPHAN em conjunto com a Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, uma coleção composta por dois remanescentes de canoa e um conjunto de outros artefatos foi resgatada nas proximidades da aldeia Nhemboeté e do sítio Arqueológico de Cidade Real do Guairá.

2r 6p3lk

Esses itens vinham sendo, desde então, conservados no Museu Paranaense. Esses objetos são entendidos pelos Avá Guarani como um documento, que expressa a ancestralidade da sua presença nesse território.

O MAE-UFPR está situado na Rua XV de Novembro, 575, em Paranaguá, e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 20h, com entrada gratuita.

Com Informações do MAE/UFPR

Museu da UFPR oferece aos visitantes diversas exposições em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Museu da UFPR oferece aos visitantes diversas exposições em Paranaguá

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.