Cultura

Prefeito anuncia canteiro de preservação do patrimônio histórico de Paranaguá

Iniciativa será feita em uma parceria entre município, UFPR e Iphan

O projeto tem como objetivo fortalecer a preservação do Centro Histórico de Paranaguá (Foto: Folha do Litoral News)

O projeto tem como objetivo fortalecer a preservação do Centro Histórico de Paranaguá (Foto: Folha do Litoral News)

Um passo importante em prol da preservação do patrimônio histórico de Paranaguá ocorreu na última sexta-feira, 19, com a realização de uma reunião entre o prefeito Adriano Ramos junto a representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo foi viabilizar a implantação do Canteiro do Patrimônio no município, algo que será feito com foco na restauração, com assistência técnica e capacitação de mão de obra em Paranaguá.

“O projeto tem como objetivo fortalecer a preservação do Centro Histórico da cidade, com oficinas de restauração, levantamento de edificações, assistência técnica para habitação de interesse social e capacitação de mão de obra local”, afirma a Prefeitura de Paranaguá.

UFPR e Iphan

De acordo com o professor Rodrigo Sartori Jabor, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, a iniciativa vai aproximar a comunidade acadêmica, o Iphan e o município, mobilizando estudantes e moradores na conservação do patrimônio. “A previsão é que as atividades comecem no primeiro semestre de 2026, com recursos de emenda parlamentar do deputado Toninho Wancher”, complementa.

Representantes da UFPR e Iphan foram recebidos pelo prefeito Adriano Ramos (Foto: Moyses Zanardo)
Representantes da UFPR e Iphan foram recebidos pelo prefeito Adriano Ramos (Foto: Moyses Zanardo)

“Paranaguá tem uma história riquíssima e foi uma das primeiras cidades a ter bens tombados pelo IPHAN. A implantação desse canteiro vai permitir oficinas, inventários, ações de conservação e a divulgação da importância do nosso centro histórico”, afirma a superintendente do Iphan no Paraná, Fabiana Moro Martins.

Festival da Primavera

Outro ponto positivo na reunião foi a discussão sobre a retomada do Festival da Primavera, promovido pela UFPR, que voltará a acontecer em Paranaguá após 35 anos, com programação voltada à valorização da cultura local. 

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis, as tratativas são um avanço para o município. “Teremos formação de mão de obra especializada para atuar no patrimônio histórico e a possibilidade da volta do Festival da Primavera. São duas grandes conquistas para Paranaguá”, destaca. 

O encontro contou com a presença da vice-prefeita Fabiana Parro, do chefe de Gabinete, André Ferruci, da secretária de Planejamento e Gestão, Vânia Pessoa Rodrigues Foes, e de outros representantes do município.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá


Prefeito anuncia canteiro de preservação do patrimônio histórico de ParanaguáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Prefeito anuncia canteiro de preservação do patrimônio histórico de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar